Não subestime o impacto de eventos inesperados em sua vida

Não subestime o impacto de eventos inesperados em sua vida

No livro "A lógica do Cisne Negro", Nassim Nicholas Taleb utiliza uma estória sobre um peru (o animal mesmo) para ilustrar o impacto dos eventos inesperados em nossas vidas. Reconto esta estória a seguir.

Em uma bela fazenda, um peru era alimentado e cuidado há muitos dias por um fazendeiro. O peru acostumou-se à regularidade na sua alimentação. Os dias eram gloriosos para essa distinta ave. Essa rotina estável de alimentação se estendia por 1000 dias, período suficiente para fazer o peru “acreditar” que sua vida seria assim até o momento derradeiro.

No dia 1001, véspera do feriado de Ação de Graças, o nosso amigo emplumado foi surpreendido por um evento inesperado (para ele, não para o fazendeiro).

Essa estória do peru ilustra aquelas situações do tipo "sempre funcionou até que parou de funcionar". Ex.: você esteve empregado até perder a sua vaga. Você sempre foi saudável até ficar seriamente doente. A sua empresa sempre foi lucrativa até uma crise varrê-la da existência.

Cuidado para não se acomodar com uma situação muito confortável. Aproveite os períodos de calmaria e prepare-se para épocas difíceis. Lembre-se: os soldados treinam para a batalha durante períodos de paz.

Nassim Taleb denomina eventos inesperados com alto impacto como "Cisne Negro". Mais, Taleb argumenta que eventos do tipo Cisne Negro são imprevisíveis mas surgem inúmeros sujeitos afirmando que tais acontecimentos eram óbvios, após ocorrerem, claro. Ex.: grandes guerras, crises mundiais e a Internet.

Existem eventos do tipo Cisne Negro negativos e positivos. A nossa própria existência é um evento muito improvável. Ademais, alguns acontecimentos inesperados podem mudar completamente a sua vida, preferencialmente para melhor. Olhe para a sua vida pessoal. É bastante provável que aquelas pessoas que desacreditaram do seu potencial, foram as primeiras a dizer que sabiam do seu sucesso inevitável.

Eventos do tipo Cisne Negro ocorrem devido à assimetria da informação: quem está exposto a seus efeitos não tem a consciência de tal situação. Por isso, é comum outras pessoas perceberam quando estamos em uma situação de risco, mesmo quando nós somos incapazes de ver tal fato.

Ótimo resumo. Li um artigo semana passada sobre a teoria da segurança interna. Foi mencionado esse livro no artigo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Janael Pinheiro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos