NÃO TÃO POSITIVO

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Nos contratempos, especialmente, é onde conhecemos todos os nossos recursos, para fazer uso deles.
Horacio

Nos últimos anos foi se estabelecendo cada vez mais uma cultura de positividade que se associa erroneamente a nossa capacidade de superar as dificuldades, enfermidades e outros diversos contratempos da vida relacionados ao trabalho, aos relacionamentos, família, amizades, entre outros. Este enfoque que não tem nada a ver com a psicologia positiva nos convida a ver a vida “com esperança”, a minimizar os aspectos negativos e colocar um sorriso em meio a diversidade.

Além das consequências terríveis que podem ter para muitas pessoas que estão se sentindo culpadas por se sentirem mal, essa abordagem simplista da complexidade humana apresenta um plano de fundo profundamente falso daquele que tenta nos convencer de que com pensamentos e atitudes positivas podemos consegui tudo que queremos.

A atitude positiva é mais um complemento do enfrentamento, porém não é o único nem tão pouco o mais relevante em algumas ocasiões. Pensar que podemos mudar qualquer circunstancias vital com uma certa atitude (positiva) pode nos levar a uma frustração irremediável.

Pensemos em alguém que possuem o diagnóstico de uma enfermidade incurável, ou alguém que tenha sido agredido sexualmente, que viva uma situação de violência doméstica, sofra de uma grave depressão, esteja vivendo um luto difícil, tenha perdido um filho e etc.

Neste caso, você pensaria em dizer-lhe que sua atitude positiva pode mudar tudo? Creio que não. Tão pouco a psicologia poderia pedir isso. O enfrentamento de qualquer uma dessas situações vitais exige uma abordagem profissional que leve em conta uma infinidade de fatores que precisam ser abordados.

O primeiro, sem dúvida, surge da aceitação das emoções associadas a eles. Tristeza, desesperança, raiva e muitos outros que aparecem como uma resposta lógica quando a vida nos dá um golpe. Tentar ignorar essas emoções é uma irresponsabilidade que pode ter o efeito perverso, como já dissemos, de fazer você se sentir mal por se sentir mal! Quem sofre disso?

Quem está passando por um momento ruim, além de apoio psicológico, precisa de pessoas que simplesmente estejam ao seu lado, somente estejam, sejam nas ocasiões simples ou complexas, auxiliando no processo de busca por uma melhor qualidade de vida.

"Positividade" não é colocar um sorriso na vida, é tentar seguir em frente, mesmo estando totalmente perdido.

TEXTO TRADUZIDO E ADAPTADO DE CÁMBIATE - PSICOLOGÍA PARA ENTENDERNOS


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos