Não vivemos em tempos de "likes"
Você provavelmente está lendo esse texto pois achou o título um pouco controverso, não é mesmo? Pois é caro colega, sinto dizer, mas nós realmente não vivemos mais em tempos de "likes", vou te explicar o motivo.
Nós que trabalhamos com marketing digital notamos dia após dia os resultados de nosso trabalho diminuindo e diminuindo, até mesmo os influenciadores digitais que acreditavam nunca sofrer desse mal, tem publicado em suas redes sociais a falta de entrega de seus conteúdos. Pois é caros leitores, não basta que sua audiência declare que quer receber seus posts, seguindo, se inscrevendo ou curtindo sua página em qualquer Rede Social, isso já não é suficiente, pois cada Rede Social tem seu próprio algorítimo e escolhe para quem seu conteúdo deve chegar.
Dessa forma, fica a pergunta: O que nós, que dependemos dessas mídias devemos fazer?
Bom, não existem respostas simples mas caminhos podem ser trilhados para que a comunicação com maior ROI (retorno sobre investimento) já conhecida continue sendo feita.
- Os conteúdos genéricos que não passam informação e não são realmente relevantes, devem ser esquecidos;
- O Inbound Marketing pode ser considerado a "bola da vez", pois garante entregar conteúdos relevantes no momento certo para sua audiência;
- O marketing integrado ganha força e em certos casos se torna obrigatório;
- Quem cria conteúdo digital e não conhece a Jornada do Herói, precisa se preocupar;
- Na época em que técnicas de Storytelling estão altamente sendo discutidas, passa a ser indispensável sua atenção aos detalhes do conteúdo criado;
- Quando antes seu problema era apenas a concorrência, hoje, além da concorrência temos a escassez de entrega, o que obriga TODOS seus conteúdos serem perfeitos, já que nunca se sabe qual será escolhido e entregue a sua audiência;
- Você precisa de conteúdos atrativos o suficiente para gerar interações, pois, se ele for entregue a sua audiência, e não receber "likes", prepare-se para algorítimo da rede social te deixar no limbo.
Pois é, tem ficado difícil fazer nosso trabalho, mas isso faz com que os "sobrinhos que entendem tudo de computador" não consigam mais gerar resultados com fotos de bebês e de gatinhos.