NÃOOOOOOOOOOOO
No meu trabalho como Coach, atendendo pessoas e ajudando-as a alcançar suas metas, sejam elas relacionadas a transição de carreira, liderança ou a relacionamentos pessoais familiares, uma situação que sempre surge é a dificuldade em dizer NÃO. E essa situação pode ser trabalhada, para que se entenda os motivos que levam a essa dificuldade.
Algumas pessoas dizem sim quando na verdade gostariam mesmo é de dizer um sonoro não. O problema é que, se você não priorizar as suas atividades, as coisas que são realmente importantes para você, essa situação acaba trazendo um mal estar generalizado para a sua vida.
Afinal, aprendemos a dizer sim, para ser boazinha ou bonzinho, para agradar pessoas de nossa família, ser aceito em grupos, ser incluído porém, ficar se colocando em segundo plano, pode trazer consequências desastrosas. O que move muitas pessoas nessa direção é o medo da rejeição, todos nós queremos fazer parte, pertencer e, muitos acreditam dizendo sim, mesmo quando está sobrecarregado, este será o caminho para ser aceito.
Cuidado, pois você acaba não sabendo expressar abertamente a suas próprias necessidades e, pode ficar chateada quando não tiver a mesma ajuda que oferece às pessoas. Se você tiver clareza de onde quer chegar ficará mais simples dizer não para aquelas coisas, situações que não vão te ajudar a crescer e muitas vezes vão até te desviar do caminho que você traçou para a sua vida.
Dizer não é escolher, dizer não também pode ser libertador pois, se você se obriga a dizer sim mesmo quando está sobrecarregado pode estar alimentando um relacionamento desequilibrado. Não saber a hora de dizer não, pode contribuir para escolhas equivocadas e pouco assertivas, como por exemplo, ir a reuniões que não tem nada haver com sua área de atuação, o que pode levar você a dizer não para outras coisas como ir a uma comemoração em família, ou a realização de um curso que seria muito importante para seu crescimento profissional.
Para que você possa exercitar dizer não, precisa aprender também a receber um não como resposta, respeite os seus motivos entendendo o que de fato te leva a dizer não ao invés de sim, demonstre claramente os motivos de seu não e verifique se existe algo prioritário antes de dizer não.
É importante que, se você tem dificuldade em dizer não, pratique diariamente quando e como dirá sim ou não, seja nos relacionamentos pessoais ou profissionais. O que realmente faz sentido pra você?
Assuma de vez o controle sobre a sua vida!