Nós e a paz
Muito se fala em paz e da necessidade e a sentirmos e a implantarmos no mundo. Mas como realizar? O que fazer?
Observamos muitos movimentos em prol da paz através de passeatas, manifestações, discursos. E cada uma dessas possibilidades são movimentos de fora para dentro, onde através de ações externas tentamos modificar nossa disposição interna. O que é questionável, é a duração dos efeitos dentro de cada um de nós. Geralmente, ações externas têm um efeito modificador muito forte nos primeiros momentos e até mesmo nos primeiros dias. Mas a se passar o tempo, nossos velhos hábitos retomam seu lugar, e estamos nós agindo como antes, com nossas reclamações, egoísmos e tudo aquilo que nos movimenta no caminho contrário da paz.
Então não é válido nos manifestarmos? Claro que é, e todo movimento da sociedade em prol de qualquer tema que nos faça evoluir será sempre bem vindo. Só que precisamos unir o externo com o interno, ou seja, além de nosso posicionamento em sociedade, necessitamos trabalhar com muito afinco o nosso interior.
As mudanças em nós são as mais trabalhosas e demoradas, mas se realizadas a contento, são as mais duradouras.
Um grande ícone da paz mundial, que foi Gandhi. Sua luta foi primeiro contra seus próprios defeitos e mais que isso, no reforço de suas virtudes. Sua conquista da paz interior foi tão grande que bastava sua presença para apaziguar brigas terríveis entre Hindus e Muçulmanos na conturbada Índia de sua época.
Era procurado como um sábio, e conseguiu com movimentos de não violência, libertar seu país do jugo britânico.
Portanto, o caminho da mudança de nós mesmos, é o mais seguro e com resultados mais eficientes para conquista dessa paz e o transbordado dela de nós, e nesse momento, as mudanças começam a ter efeitos naqueles que estão a sua volta e na sociedade. O nosso exemplo de mudança interna, servirá como alavanca para que outros também promovam essas mudanças, portanto, o caminho para nossa realização pessoal ou profissional começa com a nossa superação interna e a nossa melhoria contínua.
Para conversarmos mais e saber como o Coaching pode auxiliar, entrem em contato pelo e-mail: contato@marcoscostacoach.com.br
Um forte abraço!!!
Marcos Costa