Nada pode me ferir
No início do ano muitas pessoas têm o costume de fazer pedidos, gritar aos “quatro ventos” sobre seus sonhos, comer lentilha, pular quatro, sete, nove ondas e esperar, dia após dia, que tudo se realize. Posso te contar uma coisa? O autor, corredor, atleta e recordista mundial, David Goggins, mandou avisar que nada muda se você continuar sentado no mesmo lugar.
No livro “Nada pode me ferir”, Goggins dá uma aula sobre resiliência e força, em mais de 300 páginas, contando tudo sobre os desafios enfrentados ao longo da vida e sobre como ele moldou a própria mente para nunca desistir. Entendo que nem sempre as coisas acontecem como esperamos, mas sentir-se como um desistente não é algo encontrado no currículo de grandes personalidades.
Ele conta que passou por noites sombrias, sofreu racismo, maus-tratos físicos e psicológicos, enfrentou a depressão e, também, a obesidade. Ele vivia um dia após o outro sem esperanças, pois nada parecia mudar. No entanto, em um momento da juventude, Goggins percebeu que precisava se movimentar para não perder a vida. "Você corre o risco de viver uma vida tão confortável e suave que morrerá sem nunca perceber seu verdadeiro potencial”, diz.
Com isso, ele criou 6 regras fundamentais para encarar a mudança. Confira.
Ao invés de usar experiências negativas como “muletas”, use-as como combustível para as suas ações. Saia da zona de conforto e encare os seus medos!
2. Espelho da prestação de contas:
Compre um estoque de Post its e escreva neles tudo o que você precisa encarar de frente. Isso mesmo, encare seus medos e mãos à obra. Cole-os no espelho mais próximo de você, pois a ideia é encará-los diariamente como um convite à ação.
3. Pote de biscoitos:
Não podemos falar somente sobre coisas negativas durante esse processo. Aqui você pode anotar memórias boas que você tem, recordá-las sempre que necessário, ou seja, naqueles dias em que ficamos um pouco desmotivados. O pote de biscoitos serve como energia extra na sua vida.
Recomendados pelo LinkedIn
4. Mente blindada:
Todos nós passamos por momentos delicados e nem sempre conseguimos realizar os nossos sonhos em uma única tentativa. Não é mesmo? Mas, David Goggins nos ensina que durante as falhas, devemos anotar tudo como em rodapés, para nos aperfeiçoarmos e não repetirmos os erros em uma próxima tentativa.
5. Tomando almas:
Não podemos mostrar fraqueza diante dos inimigos. E, tomar almas, é exatamente isso. É mostrar implacabilidade, fortalecer a mente e proporcionar um sorriso silencioso a sua mente.
Devemos dizer a todos àqueles que nos impedem que, apesar dos resultados, não iremos desistir. A mudança pode doer. Sim, ela vai doer, mas estaremos com a mente blindada para aguentar isso.
6. Incomum entre os incomuns:
O que levo nessa história é que somos todos diferentes, com objetivos individuais e, acima de tudo, que vivemos a nossa própria vida. Tudo é feito por nossos corpos e moldados pelas nossas mentes.
Quer saber mais sobre essa história? Apenas leia!
Tudo na vida é um jogo mental. Sempre que somos tragados pelo drama da vida, tanto os grandes quanto os pequenos, esquecemos que, por pior que a dor se torne, tudo que é ruim tem um fim - David Goggins.
Alquimista das palavras | Elevo a sua reputação no LinkedIn com escrita antifrágil | Chief Poetry Officer | Consultoria e Mentoria para Carreira e Negócios | Posicionamento Estratégico | Top 1% SSI | XBA
10 mRecomendo ver a participação dele no canal do Huberman, Juliete Souza!
CONSULTORA DE RH| CONSULTORA DE CARREIRA|ESPECIALISTA EM RECRUTAMENTO E SELEÇÃO| IMPLANTAÇÃO DE RH|OPERAÇÕES DE RH|DHO|PROCESSO E PROJETOS DE RH Ajudando Empresas de Médio Porte a Encontrar Talentos Excepcionais.
10 mQuero ler esse livro, já é a segunda pessoa que indica ele. Obrigada pela contribuição