Nanny Mcphee e as lições para uma carreira moderna
O filme "Nanny mcphee, a babá encantada" pode ser considerado infantil, voltado para a educação, todavia seu conteúdo pode nos levar além. De um jeito mágico e até engraçado o diretor foi capaz de trazer lições aplicáveis na educação e na carreira. Talvez até resumam o que é uma carreira moderna. São elas:
1) Deitar-se quando mandam
No filme, as crianças nunca obedecem ao pai na hora de dormir. A babá as ensina a importância de dormir levando até as últimas consequências à brincadeira. No contexto profissional é preciso saber a hora de parar, o tempo de descansar e de analisar seu caminho. O resultando de não fazer isso pode ser inclusive problemas de saúde por trabalhar de mais ou insistir em métodos sem resultado.
2) Acordar quando mandam
Igualmente, não obedecem na hora de levantar da cama e fingem estar doentes. O interessante é que ficam doentes. Profissionalmente, se precisamos fazer algo, então que seja feito. Caso contrário a desculpa dada pode até tornar-se verdade, seja ela tempo, doença, falta de dinheiro (pode até piorar nesse caso) entre outras. Já fiz artigos aqui sobre procrastinação e criação de rotinas, vale consultá-los.
3) Trocar-se quando mandam
Novamente, não trocam de roupa na hora certa. Semelhante, nas carreiras atuais, chamadas de proteanas, não faz-se carreira a longo prazo em um só local. Pelo contrário, é preciso diversas competências e conhecimentos, logo, saber li-dar com a mudança é essencial. Quando precisamos mudar, mudamos.
4) Aprender a ouvir
Parte dos problemas na família e dos comportamentos das crianças é pela falta de comunicação com pai, contato com ele. Em termos de negócios, se algo dá errado ou não vai para frente é preciso ouvir seu público alvo. Que sinais te dão? Qual feedback recebe constantemente? Até realizar pesquisas de satisfação ou outros tipos pode ser importante nesse sentido. Pode utilizar técnicas como construção da "persona", aquilo que representa seu público alvo.
5) Quando não me querem, mas não precisam de mim eu fico. Quando me querem, mas não precisam eu vou.
Essa é demonstrada o tempo todo. A autoridade é essencial em nossas vidas! Em crianças ela vem do outro, no adulto com foco profissional vem de si mesmo. Sendo você sua própria autoridade isso exige autonomia, que traduz-se por escolhas conscientes, planejadas e aceitar as consequências.
Em outras palavras, quando precisamos da disciplina, autoridade e autonomia e não queremos elas ficam e até incomodam. Quando as queremos e não precisamos é porque já as obtemos e tornou-se natural para nós.