NASCE UM GIGANTE FINANCEIRO EM SILENCIO.
Bitcoin, Ethereum e o mundo paralelo de Crypto-Finance
Enquanto grande parte do mundo permanece inconsciente ou cético, a Bitcoin e seus criptos estão construindo silenciosamente um sistema financeiro paralelo. É um sistema de redes econômicas sem atrito com disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana e funcionalidades avançadas que, em muitos aspectos, já excedem as capacidades dos grandes bancos e infra-estrutura financeira legada.
Esta rede criptoeconômica emergente rapidamente se tornará a maior do mundo e você, querido leitor, será um dia um usuário ansioso e encantado. Importante, este sistema financeiro paralelo - que é construído na parte de trás de cadeias de bloqueios públicas como Bitcoin e Ethereum - é seu próprio ecossistema distinto, e não um "complemento" para produtos bancários legados. (Divulgação: Minha empresa, Blockchain Capital, investe em startups de blocos e ativos de criptografia.)
Há muitas perguntas: por que alguém deveria se preocupar com este mundo paralelo de criptofinanças? Por que dezenas de milhares de desenvolvedores se dedicam a construir essas redes econômicas que, em conjunto, já são valorizadas no norte de US $ 120 bilhões? Quem serão os vencedores nesta mudança de dinheiro e finanças?
Infra-estrutura digital para uma era digital
Primeiro, vamos abordar a questão mais importante: por que isso está acontecendo? Por que esse mundo paralelo de crypto-finance é emergente tão rapidamente e por que tantas mentes mais brilhantes se dedicam a esse espaço?
No núcleo, trata-se de uma realidade simples: o que é nativamente digital é mais funcional. O mundo paralelo da criptofinança está permitindo os primeiros ativos nativos da digital do mundo. Native produtos digitais são programáveis e livres das restrições que nos limitam no mundo off-line.
Muitos anos atrás, o PayPal ajudou a trazer dinheiro para uma era digital, criando uma camada em cima de sistemas legados. Mas, enquanto o PayPal facilitava o uso de infraestrutura financeira legada em um contexto digital, não criou uma nova infraestrutura financeira. O PayPal é um front-end digital com um back-end legado fora de linha. Em contraste, cadeias de bloqueios públicas como Bitcoin e Ethereum são novas infraestruturas financeiras: infra-estrutura digital para uma era digital.
Ativos programáveis
Dois exemplos que destacam a funcionalidade avançada de ativos nativamente digitais são "transações com bloqueio de horário" e "transações de assinatura múltipla". O primeiro permite aos usuários "bloquear" a bitcoína, de modo que só possa ser gasto ou retirado em um determinado ponto do futuro, enquanto o último permite que os usuários especifiquem que bitcoins particulares são restritos de serem gastos ou retirados, a menos que, digamos, 2 de 3 pessoas concordem (ou 7 de 10, ou qualquer parâmetro que o usuário estabeleça).
Estas são coisas que eu posso replicar no sistema financeiro tradicional com hacks grosseiros que requerem horas de tempo e esforço legais para criar algo como um Trust. No entanto, esse custo e carga foi reduzido para algumas linhas de código em Bitcoin e Ethereum. As transações "Time-locked" e "multi-signature" são apenas dois exemplos iniciais do que se tornará dezenas e, eventualmente, centenas de funções avançadas que serão combinadas de novas maneiras novas. O dinheiro programável está finalmente aqui.
O software está finalmente comendo o mundo dos ativos financeiros e a transferência de valor e a perspectiva é incrível. Estamos falando de um mundo capacitador de funcionalidades avançadas, troca contínua e disponibilidade global 24/7.
Sobrevivendo sem grandes bancos
Mas como chegamos lá? Afinal, os grandes bancos e o sistema financeiro do legado como um todo hesitaram em reconhecer o Bitcoin, e muito menos apoiar, integrar ou construir cadeias de bloqueios públicas.
Eu costumava lutar com esse enigma: por um lado, cadeias de cadenas públicas como Bitcoin e Ethereum são a inovação valiosa que pode mudar as finanças e o dinheiro para sempre, mas, por outro lado, os bancos estão sujeitos a regulamentos que tornam difícil ou impossível integrar integra essas cadeias. É um problema de "buraco quadrado".
Durante anos, a questão era se essas cadeias de bloqueios públicas poderiam sobreviver sozinhas no frio sem o apoio do sistema herdado. No entanto, como essas cadeias de bloqueios cresceram de US $ 1 bilhão para norte de US $ 120 bilhões, essa pergunta foi definitivamente respondida: eles não estão esperando permissão ou suporte - eles estão criando um mundo paralelo de criptofinanças.
Mas quem serão os vencedores e os perdedores neste mundo paralelo de cripto-finance?