NEGÓCIOS CENTENÁRIOS: como manter a operação por anos sem perder a essência

NEGÓCIOS CENTENÁRIOS: como manter a operação por anos sem perder a essência

Matéria publicada na revista HSM em março de 2020;

Empresas longevas combinam bom atendimento, qualidade e preço;

Operando há quase 600 anos no Japão, a Kongo Gumi ostenta o Status de empresa mais antiga do mundo, segundo um mapa divulgado pela Fast Company, baseado no levantamento do site britânico Business Financing. Especializada na construção de templos, a Kongo Gumi é uma das companhias que ainda se mantém vivas em um momento no qual empresas sobrevivem cerca de duas décadas quando não menos, segundo o 500 Index, da Fortune.

Também há exemplos nacionais de empresas que conseguiram se manter vivas e relevantes, como o Restaurante Leite, de Recife, que existe desde 1882; a Padaria Santa Tereza, em São Paulo, que funciona desde 1872; a Drogaria Pacheco (Rio de Janeiro, 1892), as Casas Pernambucanas (Recife, 1908) e a Granado (Rio de Janeiro, 1870). Na visão de Roberto Nascimento Oliveira, professor de gestão de negócios no varejo da ESPM e do Instituto Germinare, a perenidade dessas empresas é justificada por três pontos principais: atendimento, qualidade e preço. '"Não necessariamente nessa sequência' ressalta. "Não é mágica, mas existe uma fórmula que une esses três principais atributos e faz com que o cliente escolha esses estabelecimentos comerciais."

Hoje, especialmente no Brasil, o atendimento é ponto de destaque e responde por 50% da estratégia para 0 sucesso, segundo 0 especialista. 'É o que chamamos de atendimento 360 graus. Ele ocorre desde o momento em que o cliente estaciona o carro ou põe o pé dentro da loja, e passa por ele sentando à mesa, sendo atendido entrando no banheiro circulando peta lojar realizando o pagamento no caixa lista. Para o especialista, esse atendimento deve se estender até depois que o consumidor sai do estabelecimento, para momentos em que ele entra em contato por telefone ou via Internet, por exemplo

Basicamente, em qualquer ponto de contato com o cliente, o atendimento tem de ser o mesmo e com a mesma qualidade. "Cria-se um relacionamento com o cliente, O atendimento começa, mas não acaba na venda", pontua

Os detalhes e o cuidado pensados para encantar os clientes nos negócios de tradição são o segundo fator„ que respondem por 40% da estratégia. 'É quando o atendimento excede as expectativas" diz o especialista.

Como criar um ambiente interno para encantar o cliente?

Por último, o preço também conta bastante e deve estar em um patamar considerado justo para que o cliente compre sempre, comenta o Profº Roberto. Para garantir isso, é preciso pensar em agregar valor ao portfólio oferecido. 'No mercado de tradição, agregar valor para o cliente significa entregar aquilo que ele quer e mostrar que o produto ou serviço vale mais do que o preço que ele está pagando , aponta Nascimento.

Junto ao padrão de qualidade, que ajuda a manter a tradição, o foco do negócio também precisa se adaptar ao mercado, conforme a necessidade. Para Isso, a inovação deve estar em pauta. 'Tem que ter criatividade, mudar produto, porque o cliente muda. Existe mudança de hábito, de costumes e crenças, então o negócio tem de se adaptar conforme a necessidade. Mas não pode ser radical tem que ser leve nas mudanças", comenta Oliveira.

Bob Anderson

VP/GMM Retired at Wal-Mart

4 a

If you look at family owned or run companies you will also see not only good leadership but good financial as well

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Roberto Nascimento Oliveira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos