Negócios inteligentes são pioneiros em Economia Circular
Negócios inteligentes são pioneiros na transição para uma economia circular.
Este é o tema do primeiro artigo da série sobre economia circular.
Empresas pioneiras na transição para a economia circular tem o potencial de mudar a maneira como os negócios são conduzidos e podem liderar este movimento fazendo com que as outras as sigam. Sem sombra de dúvidas, os pioneiros circulares são empresas inovadoras, ambiciosas e com grande potencial para crescer e influenciar a mudança de paradigma.
Além disso, estão conscientes das limitações planetárias e sabem que sua capacidade de fazer negócios num modelo que opera sob uma lógica linear já está comprometida.
Também sabem que é preciso redobrar esforços para reconstruir melhor, colocando proteção ambiental, mudança climática e equidade social como prioridade. A economia circular proporciona ganho de competitividade por meio da redução de custos e maior geração de valor.
No aspecto financeiro sabem do potencial de retorno da lógica circular. Um modelo econômico circular extrai valor adicional dos recursos já em uso, mitiga a degradação ambiental e oferece oportunidades de mercado estimada em $ 4,5 trilhões até 2030.
Além disso, têm a oportunidade de serem reconhecidas por cuidar do meio ambiente e, promover impacto social positivo, além da adoção de uma conduta corporativa ética, representando seus valores e propósitos organizacionais.
E sua organização, ela é pioneira na transição para uma economia circular? Está fazendo parte da conversa? Está buscando por inovação neste sentido?
Eu espero que sim!!! Até o próximo artigo.
Aline Fonseca - Fundadora da Negócio Circular
E-mail : negociocircular@negociocircular.com.br