Nem tão breve nem tão brega: uma retrospectiva profissional
Foto: Lúcia Centeno

Nem tão breve nem tão brega: uma retrospectiva profissional

Olá!

É Ano Novo aí também?

Quem-me-conhece-sabe que não sou de clichês ou metas sumárias, mas pessoas com quem não tive o prazer de uma xícara de chá presencial ou remota talvez se interessem por uma apresentação mais formal e uma relação do que está por vir. Por isso resolvi fazer esta retrospectiva aqui e em minhas publicações do feed.

Acho que pode ser interessante retomar 2020 sobre o aspecto profissional e acadêmico do que pude fazer e daquilo que tanta gente me deu forças para realizar neste ano tão caótico. Eu escrevo bastante, então não é tão breve, mas gosto de pensar que tenho uma boa prosódia, então não é tão brega. Eis minha retrospectiva profissional 2020:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Este ano eu e minha amiga e colega de curso Bruna Calcanhotto Galvão demos início ao Microfonia Podcast. Nosso "monstrinho" é um programa semanal que versa sobre a cena Rock and Roll de Porto Alegre ao entrevistar artistas e personalidades da música.

O projeto começou em março, orientado pelo professor Andrei Rossetto na disciplina de Rádio e Mídias Sonoras II da ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing. Em junho, sob a orientação do professor Filipe Muller na disciplina de Gestão de Projetos da mesma instituição, realizamos nosso Festival Let's Rock On em parceria com a plataforma Minuto Du Rock.

A partir de julho, seguimos com nossa dupla para movimentar, além do produto radiofônico, conteúdos para Youtube, merchandising e novas parcerias. Neste ano, nosso primeiro ano, tivemos milhares de curtidas, centenas de plays e um apoio imensurável que nos motiva a continuar e pelo qual somos eternamente gratas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Estes foram alguns de nossos momentos marcantes:

Festival Let's Rock On com a plataforma Minuto Du Rock, com artes, campanha e vídeo de bastidores feitos por mim: https://lnkd.in/eHdxuSQ

Microfonia Especial de Halloween, com episódios editados e produzidos por mim: https://lnkd.in/emnTN5r

Festival MinutoFonia com a plataforma Minuto Du Rock, com artes, campanha e vídeo feitos por mim: https://lnkd.in/e9Hsj2N

Cobertura da live de 37 anos do Bar Opinião feita pela Brunahttps://lnkd.in/e-fdzVk

Apresentação da live do Estúdio Legato feita pela Brunahttps://lnkd.in/emAVxSa

E, para ser sincera, TUDO o que fizemos foi especial, e você pode conferir TUDO isso aqui: https://lnkd.in/eMW-mGA

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Concomitante aos muitos emojis do "monstrinho", tenho cada vírgula das reportagens realizadas este ano para disciplinas do curso de Jornalismo da ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing:

"Desastre de Chernobyl: emissão e omissão" foi escrita e produzida por mim e pela Bruna Calcanhotto Galvão para a disciplina de Gestão de Crise e Reputação ministrada pela professora Rosângela Florczak. Aqui: https://lnkd.in/eWcFX3m

"Adotar uma esperança: a adoção de animais como promoção de bem-estar em tempos de pandemia e isolamento social" foi escrita e produzida por mim para a disciplina de Produção e Edição de Reportagem I ministrada pela professora angela ravazzolo. Aqui: https://lnkd.in/e-qRD9g. E aqui: https://lnkd.in/eU--pnD

Além dessas, está disponível nas páginas 6 e 7 do impresso "Blog de Papel", elaborado também orientação da professora angela, a reportagem "Elas que escrevem: escritoras que movimentam a cena literária de Porto Alegre", foi escrita e produzida por mim, com artes minhas e diagramação da Alice Germansen. Nesta, agradeço à querida Fernanda Mellvee por topar conversar comigo!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mulheres escritoras me representam e me fascinam, por isso também foi lindo traduzir "La Déclaration des droits de la femme et de la citoyenne" e ver o trabalho publicado este ano.

O texto data de 1791 e foi escrito pela sufragista, abolicionista e feminista francesa Olympe de Gouges. A tradução foi realizada por mim e pelas minhas colegas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Diana Rocha, Esther Alessandra Alves de Souza, Fernanda Pereira Silva. "Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã" conta com a introdução de Karen Garbo e foi publicado em junho na revista Translatio, pertencente ao Núcleo de Estudos de Tradução Olga Fedossejeva da UFRGS.

Foi uma experiência muito rica, e ter meu próprio nome como referência bibliografia no meu projeto monográfico foi chique demais, hehe.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Falando em ser chique demais... Vocês me viram minha carinha no site do Correio do Povo mais de uma vez? Não?

Pois gostaria de compartilhar minha participação na Oficina de Jornalismo do Correio do Povo em que tive a oportunidade de publicar meu trabalho em um grande veículo de comunicação. A Oficina se deu na Feira do Livro deste ano, e foi realizada de forma totalmente remota. Do projeto, além de valiosas lições sobre o fazer jornalístico, levo duas reportagens de minha autoria e um episódio de podcast produzido por mim e por duas colegas da Oficina. Uma das publicações tem uma foto minha, como fotógrafa, e duas tem fotos de mim, como modelo. Para quem quiser conferir:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

"Representatividade na literatura: começa hoje a segunda edição do evento Mulheres com a Palavra": https://lnkd.in/e3NVQn8

"Pela primeira vez em 66 anos, escritoras foram maioria da Feira": https://lnkd.in/eXahpdA

"PODCAST Elas & Livros": https://lnkd.in/eg7JdeB

Agora falando em certificações, gostaria de compartilhar o certificado da minha participação do evento RELOAD da ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing, que foi on-line. Além de oportunidade de diálogo com profissionais incríveis, o Reload me deu a grata surpresa de ter ganho o prêmio na categoria de Comunicação Corporativa junto dos meus colegas Henrique EngelMarieta N. e Vitória Nascimento pela nossa empresa Firmaria.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

projeto da Firmaria teve origem na disciplina de Comunicação Corporativa ministrada pela professora Viviane Dutra Breyer no segundo semestre de 2018, quando eu sequer sabia que a plataforma Zoom existia e pude visitar diretamente a ONGEP, cursinho pré-vestibular popular que assessoramos. Foi uma experiência gratificante, e eu conto um pouco mais sobre isso aqui: https://lnkd.in/eeWpCBP

Assim finalizo esta minha querida retrospectiva profissional e acadêmica deste nosso ano difícil em todos os aspectos. No mais, reconheço meus privilégios por ter podido acessar tudo isso e peço para que 2021 pelo menos reconheça nosso esforço: estamos vivas e vivendo. Boas festas e fiquem em casa!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Lúcia Centeno

  • Microfonia Podcast: dois anos do monstrinho

    Microfonia Podcast: dois anos do monstrinho

    Você já conhece o Microfonia Podcast? Se não, chegou em boa hora! Se sim, fica aqui porque vai ter bolo! É que, neste…

    2 comentários
  • Microfonia Podcast: o aniversário do monstrinho

    Microfonia Podcast: o aniversário do monstrinho

    Olá! Vocês conhecem o Microfonia Podcast? Eu falo bastante dele por aqui porque é meu trabalho autônomo com minha amiga…

    3 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos