NETWORKING...O que fazemos de errado no In ?
Networking nada mais é do que a pessoa criar uma rede de relacionamento eficaz, tanto familiar, amigos e consequentemente profissional, porém é um "trabalho" que tem que ser feito estrategicamente desde cedo para alcançar seus objetivos dentro de cada exemplo citado.
No caso familiar e amigável o networking "flui naturalmente" através de reuniões de famílias, criação dos pais, tios, avós e com os amigos já sendo da mesma época de escola já vai criando aquela amizade que leva pra vida toda, ou se conhecem na faculdade, barzinhos, baladas, na rua e na empresa mesmo, olha aí.
Mas o que anda acontecendo no LINKEDIN ? Ainda mais agora que o número de desempregados infelizmente está altíssimo.
As pessoas (e até EU mesmo no começo de minha rede, não posso me omitir disto) estão achando que networking é somente colecionar contatos sejam eles influentes ou não em empresas, adicioná-los e ser somente mais um na lista de contatos.
GALERA, isso não é networking.
Vamos falar a partir do In, uma rede de relacionamentos não são feitas apenas com contatos que você adiciona e deixa lá para crescer seu número de contatos e sim com "CONEXÕES". O que seria "conexões" ? Você fazer "conexões" nas redes sociais não é simplesmente ter o contato lá e quando estiver precisando de um emprego, ir diretamente em quem é RH da empresa X e começar a conversar com ele.
As "CONEXÕES" podem ter princípio de familiares, conhecidos e até mesmo desconhecidos onde você começou simplesmente por adicionar, mas em vez de ir em contato com ele apenas quando está desempregado, tente fazer o chamado networking, trocar experiências, dúvidas, sugestões, criar um "ambiente" amigável em que vocês possam se conhecer, mesmo que seja somente pela rede social "por enquanto".
Não se trata somente de "quem você conhece" e sim o "quanto você conhece" realmente a pessoa que está do outro lado. Haver uma "conexão" é um se comprometer com o outro a fazer um "lobby" as suas propostas, dar apoio as suas causas.
Não saiam adicionando pessoas, pedindo indicação, recomendando competências pelo simples fato de você estar procurando emprego, uma pessoa para poder fazer isso precisa ter ao menos o MINÍMO de conhecimento sobre quem é a pessoa, sobre seu perfil, sobre sua maneira de conversar que implica várias coisas, ou seja, tem que existir um VÍNCULO, até mesmo um privilégio. Isso que foi dito lá em cima - "networking, trocar experiências, dúvidas, sugestões, criar um "ambiente" amigável em que vocês possam se conhecer"
Muitas pessoas reclamam que quando recorrem aos seus contatos para pedir alguma ajuda não conseguem nada, nenhuma resposta, nenhum feedback, olha duas setinhas azuis e não reponde. Mas você que reclama já parou pra pensar no que fez para que desse resultado essa sua investida ? Se a pessoa não te conhece, você não manteve contato em nenhum tipo de esfera com a pessoa, não tem como a pessoa simplesmente sair dando indicação sua, essa é a realidade, tem que ter o mínimo de conhecimento entre ambos, isso cria uma CREDIBILIDADE.
Criar um networking não é ser oportunista em apenas sair pedindo e sim sair contribuindo e retribuindo, ou seja, observar a forma de agir, interagir e inverstir na sua imagem com as pessoas que se relaciona seja dentro ou fora da rede.
Construa bons relacionamentos, faça alianças, crie vínculos, cresça em conjunto com as pessoas, demonstre interesse e faça primeiro, não espere pelos outros.
SEJA ESPECIAL entre os "normais" !
DViegas