Neurociência como ferramenta na gestão do RH.

Neurociência como ferramenta na gestão do RH.

Muitos me perguntam como a Neurociência e suas ferramentas podem ajudar  na melhoria da eficácia e gestão do RH. Primeiro, faz-se necessário entender o que é a Neurociência e quais são suas áreas de atuação, então vamos lá.

A Neurociência é um campo científico que estuda o sistema nervoso formado por cérebro, medula espinhal e nervos periféricos e suas funcionalidades. Inicialmente eram estudados os aspectos biológicos do sistema até que começou-se a observar a relação entre o cérebro e a consciência, esta que hoje sabemos o quanto influencia nossos pensamentos, comportamentos e decisões. 

São inúmeras as áreas e aplicações, entre elas: neurociência computacional, neuroarquitetura, neurofisiologia, neuroanatomia, neurocomportamental, neurocognitiva, neuropsicologia, entre outros.

Atualmente, a Neurociência comportamental vem explicando os fenômenos da mente, estudando os fatores internos, ou seja, pensamentos, emoções, ações, crenças, hábitos e como os mesmos são externados, por isto, é tamanha sua relevância e aplicabilidade na gestão de pessoas e porque não falarmos sobre a gestão de nós mesmos, como seres únicos, afinal se não nos conhecemos, nos cuidamos e não nos gerenciamos de forma adequada e eficaz como faremos isto com o próximo ou com uma equipe, um time?

Um tópico de extrema relevância e por ele damos este ponta pé inicial é a remodelagem do nosso cérebro e criação de redes neuronais saudáveis. Para isto faz-se necessário algumas mudanças de comportamento e hábitos. Entre elas, podemos citar:

➡ Estado de atenção: a prática da atenção plena, por exemplo, diminui a reatividade emocional, melhora a capacidade cognitiva, reduz o estresse, controla a ansiedade, combate a insônia, traz mais criatividade, melhores relacionamentos, entre outros benefícios;

➡ Estar focado nas ações: foque em uma ação de cada vez, a multitarefa é desgastante e estressante para nosso cérebro. Quando estiver elaborando um relatório, por exemplo, desative as notificações do celular;

➡ Prática constante: neste ponto dispensamos as palavras, afinal sabemos que a prática leva à perfeição;

➡ Aprendizado: aprendizado constante traz importantes alterações químicas, estruturais e funcionais no nosso cérebro, melhorando as conexões neuronais;

➡ Atividades sucessivas: aqui retorno ao ponto de focar em uma atividade por vez e de forma planejada. Iniciar o dia com uma agenda organizada e saber quais são os compromissos, tarefas, reuniões, metas, informações,  prazos de forma clara e objetiva proporciona um alívio para nosso cérebro e melhora nossa produtividade e performance; 

➡ Experiência fascinante: experiências que trazem uma emoção positiva no momento do aprendizado também atuam na qualidade de nossas conexões neuronais; 

➡ Novas habilidades: sabe aquela vontade que você tem há anos, por exemplo, aprender tocar piano, invista nela. Aprender algo novo melhora a neuroplasticidade, que é a capacidade que o cérebro tem de gerar novas conexões para se adaptar às diferentes situações ao longo da nossa existência. 

Podemos ver que pequenas mudanças feitas de forma constante trazem grandes resultados, mas vamos com calma. Este é apenas o início de um caminho a percorrer pelo universo da nossa mente. Vamos juntos nesta jornada!

#neurociência #neurociênciacorporativa #gestãodepessoas #gestãoderh #qualidadedevida #comportamento 


Se você quer investir em você mesmo e na sua equipe, vamos conversar. Entre em contato através do (11) 99324-6774 que estou aqui para te ajudar e tirar suas dúvidas.

Sobre a autora: Sou Leila Rodrigues, pós-graduada em Neurociência, Acupuntura, Homeopatia e Terapias complementares e integrativas. Graduada em Farmácia e Bioquímica. Atuo com atendimentos individuais, mentorias, palestras e treinamentos na área de desenvolvimento humano e saúde desde 2004. Docente no curso de pós-graduação em Psicologia Positiva na USCS nas disciplinas de Neurociência e comportamento e Saúde física, mental e as dimensões do bem-estar. Sócia do Studio 710, onde sou responsável pela experiência do cliente. Mãe, empreendedora e apaixonada pelo funcionamento da mente e qualidade de vida. 

Sobre a Newsletter: conteúdo prático de neurociência, dicas de ferramentas, foco em produtividade, performance, hábitos e transformação consistente e duradoura. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Leila Rodrigues

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos