NeuroCoaching, Kabbalah e Tao, Qual 
 a Relação?

NeuroCoaching, Kabbalah e Tao, Qual a Relação?

Filosofias Oriental - Ocidental e Coaching

Algumas indicações da influência da filosofia oriental e ocidental no coaching incluem:

•      A crença básica no potencial humano

•      Colocar o método socrático no coração do bom coaching

•      Aceitar a ênfase existencial na escolha e assumir a responsabilidade pelas escolhas e ações.

Filosofias Tradicionais

Você pode se perguntar por que neste artigo de ciência e coaching falaríamos sobre as filosofias antigas, que estão enraizadas na espiritualidade e não em teoria científica. No entanto, a filosofia por trás das práticas do momento atual influenciou a evolução do coaching, mais a partir de perspectivas históricas do que científicas.

O conceito de "Seculo da Espiritualidade", na última parte do século XX afirmava que os planetas estavam alinhados em uma "Era de Aquário", um período de maior espiritualidade e harmonia. O termo tem se referido a astrologia, numerologia, chacras, iluminação, reencarnação, experiências de quase morte, cristais, renascimento, oficinas de potencial humano, aromaterapia, cartas de tarô, I Ching, cromoterapia, yôga, reflexologia, quiromancia, Caminhada ao fogo, canalização, cinestesiologia, feitiçaria, xamanismo, acupuntura, reiki e muitas outras práticas. Essas práticas têm graus amplamente variados de aceitação convencional, de massagem de aromaterapia, que você pode encontrar na maioria dos hotéis cinco estrelas em todo o mundo hoje, ao xamanismo, que é mais associado com “feitiçaria.”

A Espiritualidade baseia-se em dois tipos de correntes que podemos classificar de Oriental, baseada no Tao de Lao Tze e Ocidental cujo principio está fundamentado na Kabbalah Judaica que precede todas as religiões cristãs. A Espiritualidade teve ressurgimento durante os anos 1960 e 1970, quando os valores tradicionais estavam sendo desafiados. Durante esse tempo, misticismo oriental, Yoga, zen, meditação transcendental e escritores místicos como Carlos Castañeda ganharam popularidade.

A Espiritualidade influenciou a psicologia humanista de Carl Rogers (1902-1987) e Abraham Maslow (1908-1970), que se concentrou mais no potencial humano e menos na patologia, em comparação com a psicologia clínica. Rogers e Maslow faziam parte do que ficou conhecido como o movimento do potencial humano que surgiu na década de 1970. A Erhard Seminars Training, também conhecida como EST, que se tornou Landmark Education em 1991, continua nessa tradição. Werner Erhard é um dos mais citados influenciadores no desenvolvimento da profissão de coaching (Brock, 2008). De acordo com o site da Landmark, mais de 145.000 pessoas em 52 países participam de programas Landmark todos os anos. Existem milhares de organizações semelhantes, embora menores, incluindo Insight Seminars, o método Silva, Life Spring e muitas outras. Visite qualquer loja de produtos naturais em qualquer lugar do mundo e você encontrará dezenas de avisos para oficinas para ajudá-lo a entender sua criança interior, sua máscara externa ou seu meio em crescimento. Algumas das ideias comuns à filosofia da Nova Era incluem:

·       Um foco na consciência e na autoestima

·       Crença no potencial humano

·       O poder da sugestão, incluindo o uso da visualização

·       A natureza ilusória da matéria

·       A natureza cíclica da vida

·       Idéias de equilíbrio e harmonia

·       Crença no esclarecimento

·       Crença na vida após a morte, espíritos e fantasmas (não o céu e o inferno)

·       Meditação ou contemplação

·       Pacifismo

·       Consciência ambiental

Muitas dessas crenças também formam o núcleo de certas filosofias de coaching, em especial a ênfase na autoconsciência, equilíbrio, e a crença no potencial humano. Alguns modelos de coaching atraem mais fortemente Filosofia da Nova Era que da ciência. Para exemplo, “Coaches espirituais” oferecem para identificar a missão e o propósito da vida do cliente.

Grandes nomes disso tudo incluem Deepak Chopra, Louise Hay, Wayne Dyer, James Redfield, Tony Robbins, John Gray, Maharishi Mahesh Yogi e Eckhart Tolle. Muitos Coaches são fãs desses pensadores. Apesar de sua falta de legitimidade científica, estas pessoas são filósofos influentes dos dias de hoje. Milhões de pessoas leem seus livros e seguir os princípios que eles propõem.

No entanto, essas abordagens ainda podem mostrar o individualismo do pensamento mecanicista, apesar de sua adoção do que pode parecer como uma cosmovisão sistêmica. Se o indivíduo pessoa singular só pensou corretamente ou deu atenção suficiente ou passou tempo suficiente meditando, ela ou ele poderia controlar a vida. Por mais admirável que seja encorajar adeptos desta maneira, isso os deixa vulneráveis a culpar-se por dificuldades, mesmo quando essas dificuldades são de seu controle como indivíduos. Assim sendo, coaches seriam sábios para moderar sua admiração pelos pensadores da Espiritualidade com o ceticismo de um cientista. Ciência contemporânea não ignora o mundo físico; em vez, inclui seres humanos como participantes mais do que como algo pré-determinados. 

Neste principio básico em que a Absolute Coaching firmou pé e criou um modelo muito poderoso de autoconhecimento e transformação que tem ajudado muito pessoas de todos os cantos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos