NEWS BEON | 28.04.23 | 24ª Edição
NOTÍCIAS
DESMATAMENTO
De acordo com pesquisa feita pelo MapBiomas, as queimadas destruíram um quinto do território nacional em quase quatro décadas. O levantamento aponta a Amazônia como a maior área atingida e a perda de 185 milhões de hectares entre 1985 e 2022 (G1).
Outra pesquisa, esta divulgada pela revista Nature, mostra as consequências das mudanças climáticas na Amazônia com as regiões oeste e sul da floresta com maior risco de desaparecerem em decorrência do aquecimento global. (Correio Braziliense)
AQUECIMENTO GLOBAL
Como consequência do aumento dastemperaturas do planeta e da baixa queda de neve no inverno, as geleiras na Europa derretem em velocidade recorde. O derretimento afeta o fornecimento de água doce nas cidades e prolonga a temporada de turismo dos verões europeus. (Valor Econômico)
ENERGIA
Os Estados Unidos planejam investir na instalação de energias renováveis para abastecer mais de 100 milhões de residências até 2030. Com o incentivo de uma nova lei e com o crescimento da demanda, a nova capacidade instalada pode chegar a 606 gigawatts até o fim da década. (Valor Econômico)
CARBONO
2026: ano em que a União Europeia lançará a primeira taxa de carbono do mundo. Essa semana, o Conselho Europeu aprovou cinco leis direcionadas à redução das emissões de gases de efeito estufa nos principais setores da economia. Entre elas, está a aprovação do CBAM - imposto de ajuste de fronteira sobre carbono. (Valor Econômico)
Recomendados pelo LinkedIn
ESG NAS EMPRESAS
COLABORADORES DESCONHECEM PRÁTICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Pesquisa da consultoria Mais Diversidade aponta que a maioria dos funcionários não sabe dizer se suas empresas possuem um plano de desenvolvimento para pessoas com deficiência. Dos entrevistados, 60% da alta liderança não soube responder sobre o assunto. Além disso, o levantamento também mostrou que 34% das pessoas com deficiência (PCDs) não estão trabalhando no momento, enquanto o percentual de pessoas sem deficiência é de 16%.
OPINIÃO
O PIOR E MAIS NECESSÁRIO INVESTIMENTO DA HISTÓRIA
A campanha do Pacto Global da ONU transforma o planeta na “empresa de capital aberto” TERR4, com o objetivo de estimular a adesão de outras empresas aos compromissos lançados em 2000 pelas Nações Unidas. O papel contou até com um IPO simbólico na B3.
Para além da criatividade da campanha, a analogia do planeta como uma empresa pode ser bastante útil para reflexões sobre desenvolvimento sustentável. Nos cenários descritos na abertura, fica evidente como a Terra seria um péssimo investimento, ao menos considerando o desempenho atual. Por outro lado, não há outra opção no mercado com tantos ativos e potencial de reverter a tendência de prejuízos dos últimos anos.
Comunicação 360° | Marketing | Conteúdo e Planejamento Estratégico | Mídia | Redes Sociais
1 aAdorei a curadoria 😄