IT News Intercompany by Selbetti. Principais tendências de tecnologia de 2024 e o que deve permanecer em 2025
O ano de 2024 está chegando ao fim e trouxe inovações significativas. A tecnologia em nuvem e segurança de dados receberam atualizações que prometem moldar a forma como lidamos com tecnologia e cibersegurança no próximo ano. Vamos revisar algumas das principais atualizações e tendências de 2024, que prometem ser tendência em 2025.
Nesta edição:
1️⃣ Tendências trazidas no IBM TechXchange Conference 2024.
2️⃣ Tendências de Segurança e Conformidade em Nuvem.
3️⃣ Cloud Híbrida e Multi-Cloud para flexibilizar operações.
4️⃣ Governança financeira em nuvem com FinOps.
_________________________________________________________________________
Tendências trazidas no IBM TechXchange Conference 2024
No maior evento de aprendizado da IBM do ano, o IBM TechXchange Conference 2024, os especialistas da Intercompany by Selbetti participaram uma imersão em tendências tecnológicas como IA generativa, nuvem híbrida, segurança e automação de dados e compartilharam algumas das inovações que devem permanecer em 2025:
RedHat InstructLabs
Um dos principais tópicos abordados foi o futuro da inteligência artificial, com ênfase na abertura e acessibilidade das tecnologias de IA. O destaque foi o novo lançamento do RedHat InstructLabs, uma plataforma que promete revolucionar como os Large Language Models (LLMs) são desenvolvidos e utilizados.
Apresentando-se como uma ferramenta que oferece um ambiente flexível e adaptável, com o objetivo de transformar o Open Source, o RedHat InstructLabs permite que desenvolvedores e empresas possam criar e implantar seus próprios LLMs fora das fronteiras das plataformas convencionais.
Além disso, essa abordagem open source garante que as soluções sejam mais transparentes e auditáveis, fortalecendo a confiança em suas aplicações.
Guardium Data Security Center
No campo da cibersegurança foi apresentado o Guardium Data Security Center, um centro de segurança de dados que se destaca por suas abordagens avançadas para proteger informações sensíveis, mesmo diante das ameaças emergentes, como a potencial invasão de computadores quânticos.
Devido ao crescimento das ameaças cibernéticas e a evolução da tecnologia quântica, a IBM desenvolveu módulos específicos que oferecem uma camada adicional de proteção.
Tendências de Segurança e Conformidade em Nuvem
A segurança continuou sendo uma preocupação primordial em 2024. Com o aumento das ameaças digitais, incluindo ataques cibernéticos, falhas de hardware e desastres naturais, as empresas enfrentam riscos que podem afetar severamente a continuidade dos negócios.
Além disso, a conformidade com regulamentações, como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), se tornou uma prioridade para muitas organizações.
Recomendados pelo LinkedIn
Tais fatores fazem com que as empresas invistam ainda mais em estratégias sólidas de backup e recuperação em 2025, a fim de proteger dados e aplicativos em ambientes de nuvem, garantindo que informações sensíveis estejam seguras contra ameaças. As principais são:
Disaster Recovery (DR)
Soluções personalizadas que auxiliam as empresas a mitigar o impacto de um desastre. Uma boa estratégia de recuperação não se resume apenas a recuperar dados perdidos, mas também a garantir a continuidade do negócio durante crises. Eles apresentaram duas métricas-chave que as empresas devem considerar:
Prefira soluções que integrem Backup e DR em um único lugar, como o IBM Cloud.
Data Security Posture Management (DSPM)
O DSPM auxilia na identificação e mitigação de riscos relacionados a dados, com foco especial em "shadow data" — dados que não são monitorados ou gerenciados adequadamente. Utilizando o DSPM, as empresas podem assegurar a segurança e a conformidade de dados em ambientes de múltiplas nuvens e híbridos.
Esta tecnologia localiza dados confidenciais em diversos ambientes e serviços de nuvem, avaliando sua susceptibilidade a ameaças de segurança. Isso mantém a empresa protegida contra violações de dados e em conformidade com regulamentos.
Confira mais sobre este tema no episódio do IT Talks:
Cloud Híbrida e Multi-Cloud para flexibilizar operações
A adoção de nuvem híbrida ou multi-cloud vem sendo adotada por empresas de todos os tamanhos por combinar ambientes de nuvem pública e privada. Essa prática torna mais flexível as operações enquanto minimiza riscos.
A cloud híbrida permite que as organizações aproveitem a escalabilidade da nuvem pública, dimensionando os recursos para lidar com picos de demanda sem sobrecarregar a infraestrutura, enquanto mantêm dados sensíveis em um ambiente privado. Além disso, o uso de múltiplos provedores de nuvem ajuda a evitar a dependência de uma única plataforma, garantindo a continuidade dos negócios.
Atualmente, existe uma plataforma de nuvem que consegue atender a esses requisitos de uma cloud híbrida e ainda fornecer agilidade e facilidade de integração: o IBM Cloud, a plataforma mais completa e que será essencial para 2025, totalmente integrada às empresas.
🔎 Acesse este link e solicite uma demonstração gratuita do IBM Cloud.
Governança financeira em nuvem com FinOps
FinOps é a prática que visa maximizar o valor empresarial em ambientes híbridos e multi-cloud. Em 2024, os desenvolvedores e profissionais de TI tiveram que se atentar mais a esta estratégia de governança financeira de nuvem devido aos gastos com cloud pública que aumentaram significativamente nos últimos anos.
Os especialistas da Intercompany by Selbetti falaram sobre o tema na primeira edição do IT Talks, em que enfatizaram a importância de todas as áreas da empresa estarem envolvidas neste processo para garantir a adaptação às ferramentas. Confira:
💡🚀🚀
Product Manager | Product Owner| Artificial Intelligence | SaaS | Open Innovation | Agile | Growth Hacking | Technology
4 semConteúdo realmente relevante. Obrigada.