News sobre Transtorno de Ansiedade – 15/04/2016
Todos nós ficamos nervosos ou ansiosos em algumas circunstâncias da vida: ao falar em público, diante do início de um novo projeto, antes de alguma reunião importante, quando passamos por dificuldades financeiras, no trabalho ou na vida pessoal.
No entanto, para algumas pessoas, a ansiedade se torna tão frequente, ou tão forte, que passa a tomar conta das suas vidas.
“A distinção entre transtorno da ansiedade e ansiedade normal é se suas emoções estão causando muito sofrimento e disfunção”, diz Sally Winston, PhD, co-diretor do Transtorno da Ansiedade e Estresse do Instituto de Maryland-EUA.
Ansiedade é um estado emocional de apreensão, uma expectativa de que algo ruim aconteça, acompanhada por várias reações físicas e mentais desconfortáveis.
Os principais Transtornos de Ansiedade são: Síndrome do Pânico, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo Compulsivo e Distúrbio de Ansiedade Generalizada.
No geral, os transtornos de ansiedade respondem muito bem ao tratamento psicológico especializado, onde combina-se medicação com psicoterapia.
Segue abaixo alguns sintomas que podem revelar que você possui um transtorno de Ansiedade.
a) Preocupação Excessiva Se preocupar demais com as coisas do dia a dia, grandes ou pequenas, ter pensamentos ansiosos persistentes em quase todos os dias da semana, por seis meses. A ansiedade tem que ser tão forte a ponto de interferir no seu dia-a-dia,
b) Problemas de sono Dificuldade em adormecer ou manter o sono, estando preocupado ou agitado com problemas específicos ou nada em particular, pode ser um sinal de transtorno da ansiedade. Segundo algumas estimativas, metade de todas as pessoas com transtorno da ansiedade generalizada experimenta problemas com sono.
c) Medos Irracionais Alguns casos de ansiedade não são generalizados, pelo contrário, estão ligados à alguma situação ou coisa, como voar, animais ou multidões. Se o medo se torna opressivo, disruptivo e muito fora de proporção do real risco envolvido, então é um sinal de fobia.
d) Tensão muscular A tensão muscular quase constante, quer se trate de apertar sua mandíbula, tensionando os punhos, ou flexionando os músculos por todo o corpo, muitas vezes acompanha os transtornos de ansiedade. Este sintoma pode ser tão persistente e generalizado que as pessoas que viveram com isso por um longo tempo podem parar de perceber depois de um tempo.
e) Indigestão crônica A ansiedade pode começar na mente, mas muitas vezes se manifesta no corpo através de sintomas físicos, como problemas digestivos crônicos.
f) Pânico Ataques de pânico podem ser assustadores. Imagine uma sensação repentina de medo extremo que pode durar vários minutos, acompanhados por sintomas físicos assustadores, como aperto na garganta e peito, coração acelerado, mãos frias, tontura e fraqueza, dores no estômago e no peito.
g) Flashbacks Reviver um evento traumático – um assalto, morte repentina de um ente querido – é uma marca do transtorno do estresse pós-traumático, que compartilha algumas características do transtorno da ansiedade.
h) Perfeccionismo A mentalidade obsessiva conhecida como perfeccionismo “anda de mãos dadas com transtornos de ansiedade”, diz Winston. “Se você está constantemente a julgar a si mesmo ou você tem um monte de ansiedade antecipatória de cometer erros ou aquém de suas normas, então você provavelmente tem um transtorno de ansiedade.”
Atualmente, em minha experiência profissional, a ansiedade permeia com muita frequência as relações de trabalho, causando aos profissionais enormes desgastes e sintomas avançados de estresse.
Sendo de fundamental importância as pessoas saberem que existe tratamento para os níveis mais altos de ansiedade e que, se não tratado a médio e a longo prazo, os prejuízos pessoais e profissionais aparecem.