Newspaper Association of America rejeita segmento de jornalismo de John Oliver
Quando John Oliver cutucou a realidade econômica do jornalismo local na noite de domingo, havia pelo menos uma pessoa que não estava rindo: David Chavern, presidente e diretor executivo da Newspaper Association of America (Associação de Jornalismo da América).
A organização sem fins lucrativos (que representa cerca de 2 mil jornais nos EUA e Canadá) publicou uma refutação na segunda-feira ao "Last Week Tonight", que passou cerca de 20 minutos falando sobre os problemas financeiros que afligem os jornais.
Em particular, Chavern e a associação problematizaram o deboche de Oliver a companhias como tronc (ex-Tribune Publishing), que nas palavras de Oliver "estão apenas tentando descobrir isso".
Ontem à noite, John Oliver decidiu falar sobre jornalismo local. Na verdade, eu amei como o discurso começa. Em particular, ele enfatizou fortemente o ponto que "a mídia é uma cadeia alimentar que iria desmoronar sem jornais locais". Ele também destaca fortemente o poder e a importância do jornalismo local para todos.
No entanto, diferente de incentivar as pessoas a "pagarem" mais notícias, ele não oferece nenhuma resposta. Mais particularmente, ele passa a maior parte do discurso tirando sarro de editores que estão apenas tentando descobrir isso. Tudo o que você acha do nome "tronc" e estratégia de crescimento que a empresa anunciou, pelo menos significa que eles estão tentando coisas novas e tentando descobrir como criar grande notícia jornalística na era digital. John Oliver não parece ter alguma ideia melhor.
O fato é que estamos em uma fase de transição dentro de toda a indústria. As pessoas querem, precisam e consomem notícias mais do que nunca. A demanda principal do produto não está diminuindo, e é baseando-se nisso que vamos encontrar o nosso caminho para a outra margem, onde a indústria está prosperando e crescendo mais uma vez. Mas, enquanto isso, vai ser um monte de experimentação e avaliação de novos modelos de negócios.
Algumas experiências funcionarão e outros não, e nosso vice presidente de inovação, Michael Maloon, está empenhado em mantê-lo atualizado sobre o que está acontecendo nessa frente. Mas tirar sarro de experiências e definhar por dias quando os anúncios classificados e as posições quase monopolistas em mercados de anúncios locais que têm financiado jornalismo é inútil e, finalmente, prejudicial.
Gostaria apenas de pedir ao Sr. Oliver que passe mais tempo falando sobre o que o futuro da notícia poderia ser, e menos tempo zombando de editoras que estão tentando chegar lá.
A nota resultou em comentários mistos no Twitter:
Chavern respondeu às críticas em um telefonema ao Poynter.
"Acho que tenho sido mal interpretado como sendo sensível ao ter me irritado com John Oliver", disse Chavern. "A única coisa que eu estava tentando dizer era que quando você começa a falar sobre as empresas que estão tentando coisas novas, como tronc e The Washington Post, se você não entende que eles estão experimentando, você cai na armadilha de dizer, 'bem, não eram ótimos os bons e velhos tempos?"
Veja o vídeo com as críticas de John Oliver no Last Week Tonight:
Fontes: Poynter e Newspaper Association of America
Sobre o autor
Billy D. Aldea-Martinez é consultor de Estratégia Digital e Monetização. Atualmente, é Chefe Comercial no Brasil pela Piano, e ajuda Publishers a lançarem novos produtos e modelos de negócios para aumentar sua renda digital. Também atua como Board Advisor & Angel Investor para startups adtech & marketech dentro do mercado publicitário, auxiliando-as a se lançarem em novos mercados pela America Latina.
Para mais artigos de monetização digital, clique aqui.
Siga Billy D. Aldea-Martinez no Twitter @aldeamartinez