Ninguém falou que seria fácil
Empreender pode ser da mesma forma que todo mundo faz e que talvez você venha fazendo. Você faz, você dá o preço, você vende, você paga suas contas. Ou ainda, você compra, você revende, você paga suas contas. Parece uma matemática simples. Até que um dia...
O detalhe que talvez seja o mais importante quando você empreende, é que os sonhos precisam de sustentação. Parecia muito abstrato, parecia que as nuvens tinham forma de animais e que isso ia se tornar real, mas na verdade precisaria muito mais do que imaginação e ninguém te falou isso. Ou talvez tenha falado e você não se tocou que ninguém falou que seria fácil.
Algumas verdades não adiantam serem faladas. O motivo é que cada um tem inteligências específicas desenvolvidas e outras pouco exploradas. Mas é verdade que organização é fundamental, tanto na jornada diária quanto na jornada mensal e anual e por aí vai.
Antes de chegar ao ponto que quero, vale a pena dizer que seu negócio é tão negócio como todos os outros. Existem pontos específicos que dizem respeito ao jeito que você quer que tudo funcione, mas abrir, por exemplo, um escritório de arquitetura envolve tanto planejamento como quem resolve abrir uma construtora. Todos devem ter objetivos, metas, retorno financeiro, e ainda pagar contas de energia, telefone, combustível. Então não se engane: o tamanho do barco é diferente mas o mar é o mesmo.
Falo um pouco da experiência que tive e que continua em andamento, em 3 pontos importantes:
1. Crescer aos poucos. O objetivo pode ser o mais claro possível, mas ter em mente que é preciso pisar firme em alguns degraus antes de ir para o próximo, facilita muito para ter segurança no caminho. Precisa de muito exercício nas pernas até chegar na marca de dar o salto.
2. Organização é clichê mas é fundamental. Pode demorar pra vir a clareza de saber se você ainda é CPF ou se é CNPJ. Se seu dinheiro ainda se mistura entre pagar o material da empresa e a mensalidade da escola, mantenha a calma. Você não está sozinho e uma pesquisa recente do Sebrae conta que mais de 90% dos empreendedores com menos de 3 anos no mercado, tem essa dificuldade. Mas caminhe pra entrar nos 10% que conseguem se organizar.
3. Humildade pode ser vista de diversas formas. Faça boas parcerias e traga quem está começando para cima. Se todo mundo pensar assim, quem está mais em cima vai te dar uma mão também. Lembre também que você nunca vai ser tão bom a ponto de não ter nada pra melhorar. Se aprimore, faça cursos, aprenda com quem já está um passo a frente, ou com quem está atrás mas pode contribuir.