Ninguém me entende !!!

Ninguém me entende !!!

Realmente há discursos que são impossíveis de serem entendidos, porém há maneiras de previnir um desastre na hora de se comunicar, e se você não quer ser comparado com “alguém”, talvez esse post possa te ajudar.

Trazendo para nossa vida cotidiana, uma má comunicação pode prejudicar em situações como uma entrevista de emprego, no relacionamento com seus líderes ou liderados ou mesmo em seus relacionamentos pessoais. O aprimoramento da capacidade de comunicação pessoal e de se fazer entender é o elo fundamental para sucesso nas situações descritas.

Um estudo realizado pela Michael Page, uma das empresas líderes no segmento de Recrutamento e Seleção, apontou que no Brasil uma dos maiores índices de reclamação das pessoas em seu ambiente de trabalho foi a ineficiência na comunicação. (fonte)

"A maior parte dos mal-entendidos nas empresas vem de falha na comunicação, e não de divergência de ideias". Ricardo Basaglia, diretor executivo da Michael Page (2015)

Não importa o quão eficiente você acredita ser quando o assunto é a sua competência na comunicação. Se você se interessou em ler esse post, é porque acredita que ainda há espaço para melhorias, e digo que sempre há.

Aqui compartilho 5 dicas que funcionam para mim, esperando sinceramente que possam ser úteis também para você. Aliás, seu comentário e opinião sobre esse post é de extrema importância, pois assim podemos construir juntos um conteúdo de valor.

1.      Treino não é tudo. Treinar com feedback é tudo!

Desde pequeno eu sempre ouvi dizer que para falar bem é preciso treinar, treinar, treinar e treinar mais um pouco. Quanto mais treino, melhor. Mas então, por que os atletas têm técnicos?

Foi então que durante meus estudos sobre o tema encontrei uma frase do expert em oratória Craig Valentine que me fez entender o que faltava: “E se você está praticando os hábitos errados de novo e de novo? Você está fadado ao fracasso!”.

Ter um técnico, um mentor, alguém com quem possa compartilhar é fundamental para seu processo de aprimoramento na comunicação, basicamente alguém que esteja disposto a te ouvir e dar feedbacks realmente construtivos.

2.      Preocupe-se com as necessidades de sua audiência.

“Hoje em dia, sobram dedos apontados e falta exatamente esse exercício: se colocar no lugar do outro. É de graça e nem dói.” Clarissa Corrêa

Se colocar no “lugar do outro” é fundamental para uma continua evolução em sua capacidade de comunicar-se com eficiência. Suas convicções podem causar ruídos no seu discurso, e principalmente dificultar o entendimento alheio.

3.      Comunique-se com sinceridade

Comunicar-se com sinceridade, é buscar em todos os momentos comunicar a sua verdade. Saiba que mesmo os grandes comunicadores têm manias, sotaques, tiques, e mais uma série de outros fatores que formam o jeito daquele comunicador. Se você tentar ser outra pessoa, correrá o risco de gastar mais energia para parecer ou imitar o jeito do outro do que efetivamente comunicar-se com seu público.

4.      Seja simples. Menos é mais

Essa dica é especial para quem faz apresentações com apoio de slides. Preocupar-se demais com o visual e beleza do material de apoio pode ser no final uma grande armadilha para você.

“Tornar o simples complicado é fácil; Tornar o complicado simples, isso é criatividade”. Charles Mingus.

5.      Sabia aonde se quer chegar, antes mesmo de começar.

Última, porém não menos valiosa que as anteriores, é saber aonde se quer chegar com sua comunicação e que objetivos deseja atingir, mesmo antes de começar. Somente assim você será capaz de guiar seu interlocutor durante o processo de comunicação e caso aconteçam interversões, você será capaz de retornar ao caminho inicial com naturalidade.

Como exemplo, quem já praticou corrida, mesmo que de forma amadora, saberá o que quero dizer. O rendimento em uma corrida é muito melhor quando se corre para atingir um objetivo específico, a linha de chegada!

E se você gostou desse post, compartilhe marcando seus amigos nos comentários. Assim eles poderão se beneficiar do conteúdo tanto quanto você.

Aproveite também curtir e deixar seus comentários. O objetivo aqui é produzir conteúdo que gere valor, e a sua participação é fundamental para saber se estou no caminho certo.

Um grande abraço,

Rondinei Silva

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos