Nomenclatura contextual
Quem nunca se deparou com aquele nome extremamente verboso escrito que ocupava a linha inteira só para ele? Mas será que ele realmente era necessário? Hoje iremos olhar os princípios da nomenclatura contextual para nos ajudar e porquê ele é tão necessário.
O ser humano está acostumado a trabalhar com contextos, você não precisa se referir ao seu irmão como Rodoasbelto filho da Marliarane, mas se ele fosse filho de uma outra mãe, seria "Rodoasbelto, filho da Miriane". Assim como se ele fosse de outra cidade, ou país, você adicionaria isso ao seu nome. E por que com variáveis deveria ser diferente?
Se estamos no contexto da tabela de banco de dados de um usuário, não precisamos dizer "ID do usuário", só ID explicita que estamos falando do item contextual atual. Nós deixamos contextos explícitos quando não fazem parte do contexto atual. Está no subconsciente humano entender tais premissas.
Mas por que fazer isso se posso deixar tudo verboso?
Primeiro, quando precisamos fazer uma leitura rápida, nós não retemos informações, então algo como setLoggedUserAuthCurrentData causaria confusão no nosso cérebro, pois quando terminamos de ler a variável (com olho corrido, não o normal que está usando para ler esse artigo), esquecemos de informações contidas no meio dela.
Segundo, reutilização, vamos dizer que você tem uma lógica que não pode ser encapsulada em um herança para reutilização e você realmente precisa copiar e colar de algo que você já fez, ter que ficar renomeando variáveis de user para post é desnecessário e custoso, você pode somente nomear como data ou model (pertencente ao contexto atual).
Terceiro, renomeação, vamos dizer que post agora vai virar userPost porque vai entrar um adminPost, ter que renomear todas referencias ao contexto não é uma boa ideia, tudo bem que com o VSCode você pode utilizar F2 ou pesquisar, mas é tempo gasto. Tendo nomes atrelados ao contexto, mudando o contexto, você atualiza seus dependentes.
Quarto, ficar escrevendo nomes longos aumenta a chance de erro na digitação, ou faz você perder tempo escrevendo elas. Quanto maior uma sequencia de caracteres seguidos, mais lento nós temos a tendência de digitar (para os programadores mais novos).