Norma ISO: Estratégia Competitiva
ISO vem do Grego e significa igualdade. Para nós no mundo corporativo significa padrão!
Alguns acreditam que ISO significa International Standartzation Organization. Independente do significado, o importante é saber para que serve. Você sabe?
Pensando pequeno, muitos pensam que é mais uma barreira criada pra que sejamos impedidos de vender nossos produtos e serviços, outros imaginam que é para dar serviços para quem vende e para quem compra, no entanto, se olharmos com olhos de gestão e indo além do agora, é uma Norma ou padrão de referência de extrema simplicidade e aplicabilidade. Na verdade, um guia ou roteiro pra que a gestão seja profissionalizada e competitiva!
Este padrão de referência sugere os principais macros processos de gestão empresarial que toda empresa deve ter. Em algumas, todos existem e funcionam. No entanto, todo conhecimento de funcionamento está na cabeça de cada funcionário. E quando deixa a Organização, leva consigo o expertise adquirido, criando dificuldades de continuidade das atividades. Daí gera-se perdas consideráveis. Essa forma de gestão, onde há a execução dos processos, mas não estão documentados, são caracterizados como empíricos, ou seja, existem, são efetivos, mas não são padrões.
Esta Norma considera desde a entrada do pedido do produto ou serviço pelo Cliente, processo fabril ou prestação do serviço, chegando à entrega e pós-vendas. Além disso, Áreas de gestão e suporte também são consideradas, tais como: Compras, Recebimento, Almoxarifados e Armazenamento, Movimentação, RH, Controle de Qualidade, Processo (Gestão), Direção, Expedição, Manutenção e outros. Quer dizer, toda a empresa participa e precisa estar alinhada e com um processo de comunicação alinhado, pois tudo o que se faz causa impactos em todas as Áreas envolvidas.
Quer dizer, Sistema de Gestão da Qualidade ou Qualidade da Gestão é uma forma de se estruturar todas as principais atividades de execução dos processos que compõem a estrutura organizacional de uma empresa, facilitando a gestão e garantindo a posse de informações de todas as Áreas para uma Gestão Capacitada e Qualificada.
As Normas ISO passaram por uma revisão bastante interessante, envolvendo mais ainda o posicionamento estratégico. Todas as empresas que possuem seus sistemas reconhecidos pela versão 2008, terão que migrar para a revisão 2015 e no prazo de até 3 anos.
Adiante-se!!! Não aguarde cobranças ou a pressão da execução de última hora.
Como diz a sabedoria popular do Rio Grande do Sul: “Boi lerdo, bebe água suja”.
Reflita!
Sérgio Cintra Feijó – Consultor em Gestão Empresarial, Palestrante, Conferencista e Professor em Diversos MBA’s no Brasil. Sócio Diretor da elos – Conexão Empresarial.
Senior Project Manager at Claro Brasil
8 aExcelente! Abraços!