Notícias de primeira, na segunda
Boa tarde meus colegas, conforme informado na última segunda, algumas dicas de gestão da liderança, bem estar e gestão da imagem estão sendo transmitidas através deste canal de comunicação. Se trata de uma linha de estudos, tal qual, estou trabalhando para obter um melhor desempenho pessoal e profissional.
Nesta segunda vamos falar de “ como criar e liderar equipes de alta performance ?! ”.
A tradicional fábula corporativa "a galinha e o porco", volta à evidência ao analisarmos o ambiente de turbulência, e os novos estilos de liderança requeridos pelas empresas. Igual a proposição da fábula, temos notado um fenômeno recorrente em nossas atividades de consultoria em gestão de mudanças. A maioria dos grupos de trabalho, formados para atuarem como equipes de alta performance, acabam sucumbindo e não alcançando os objetivos e metas esperados.
Na fábula uma "galinha americana propõe ao incrédulo porco", a união de esforços para entrarem no promissor segmento de "breakfast", ou seja: o fornecimento conjunto de "ovos com bacon". Esta proposição de "trabalho em equipe" foi naturalmente refutada pelo porco, ao ponderar de que a galinha simplesmente estaria envolvida no fornecimento dos ovos, enquanto ele, estaria totalmente comprometido, tendo até que amputar as duas pernas para participar do projeto.
A grande falha nas empresas na formação de equipes de alta performance está exatamente em não conseguir identificar os fatores causadores da falta do comprometimento necessário aos objetivos propostos aos grupos. A falta deste comprometimento é resultante de um fator chamado: MOTIVAÇÃO.
Freud já havia identificado há anos em seu pensamento social, que o propósito da vida em essência, exprime-se pela busca do prazer, como forma objetiva de se evitar o sofrimento neurótico do ser humano em seu processo civilizatório. No presente caso, esse propósito é representado por um ambiente social chamado empresa.
Em um cenário de alta competitividade, não haverá ais espaço as "lideranças que evocam apenas a competição entre os seus liderados em um regime de vencedores e perdedores". O Cérebro social sabe distinguir entre o "amigo e o inimigo", e as reações a este estimulo seguirão caminhos naturais que traduzirão esta informação em conforto ou ameaça.
Pessoas motivadas são pessoas comprometidas. Comprometimento e motivação não se impõe, conquista-se. Confira abaixo as cinco regras da liderança neural na formação de equipes motivadas e comprometidas.
1 - Tenha objetivos claros e aceitos por todos;
Assim como a estratégia a ser desenvolvida, pense nas metas, nos controles e no prazo de execução. Quer motivar e obter comprometimento? Comece dizendo qual o propósito do trabalho e o que é esperado da equipe.
2 - "Small is Beautiful";
Não existe equipes de alta performance com um número excessivo de pessoas, mesmo porque a rapidez de resposta é condição crítica para a performance de resultados. Se você quer soluções rápidas e eficazes crie uma equipe de alta performance, se você quer adiar o problema crie uma comissão de estudos.
3 - Diversidade da equipe;
É fundamental para a otimização na formulação do problema, na avaliação de alternativas e busca da melhor solução. Traga para sua equipe pessoas proativas. Não confunda proatividade com entusiasmo. E "pé no chão".
4 - Autoconfiança e autorrespeito;
Igualmente, cada membro da equipe deve respeitar a opinião dos demais e debater todos os pontos de vista com isenção de ânimos ou paixões pessoais.
5 - O líder é o maestro;
Líder não é o patrão e nem o dono da verdade. O líder é quem dá o tom, a cadência e a direção em busca da solução final. A primeira responsabilidade do líder é dizer qual a realidade dos fatos - a última coisa a dizer é: "Muito Obrigado".
Referência: CARNIER, Luiz roberto revista HSM Management.
[a sabedoria vem de] sentar com alguém e verdadeiramente discutir nossas diferenças – sem a intenção de modificá-las.
"Notícias de primeira, na segunda".
Siga-nos nas nossas redes sociais para descobrir novidades no setor elétrico, dicas de gestão e empreendedorismo, recomendações e todas as nossas aventuras institucionais!
Atenciosamente.
Geovane Couto
(31) 992 306 434