AS NOTÍCIAS MUNDIAIS QUE MARCAM ATUALIDADE INTERNACIONAL || 28.06.2022
AS NOTÍCIAS MUNDIAIS QUE MARCAM ATUALIDADE INTERNACIONAL
🇧🇷🇷🇺🇮🇳🇨🇳🇿🇦 Na 14ª reunião dos líderes dos países do BRICS, foi alcançado o Acordo Marco de Parceria na Economia Digital. Como os países do BRICS estão em diferentes níveis de desenvolvimento digital, o acordo-quadro enfatiza a necessidade de se concentrar na redução da exclusão digital, informa a Xinhua.
O Irã candidatou-se ao BRICS. "O Irã poderá contribuir com o trabalho do BRICS e beneficiar a organização", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Said Khatibzadeh.
🇺🇳🇺🇦 Em 28 de Junho, o Conselho de Segurança da ONU realizará uma reunião sobre a Ucrânia, informa a TASS. A reunião é convocada pela Albânia que preside o Conselho de Segurança a pedido de Kiev.
🌎 Uma reunião de três dias dos chefes de Estado e de governo de 30 países da OTAN com a participação de parceiros e candidatos abre na terça-feira em Madrid. Os principais temas da cúpula são a adoção de um novo documento básico da aliança - o Conceito Estratégico para o período até 2030, a discussão do conflito na Ucrânia, a decisão oficial de recusar o diálogo com a Rússia e reconhecê-la como adversária, um aumento significativo das forças militares na Europa, um aumento nos gastos militares, tentativas de retirar o veto da Turquia para receber a Finlândia e a Suécia.
🇬🇧☢🇺🇦 Devido ao conflito militar em curso, a Inspetoria Estatal de Regulação Nuclear da Ucrânia encerra dois tratados internacionais com a Rússia no campo da segurança nuclear.
🇭🇺🇬🇧 O embaixador húngaro na Alemanha, Peter Györkös, disse que ninguém deve apontar a Hungria para suas relações com a Rússia, observando que Budapeste não planeja impor "sanções radicais" à Rússia por causa da operação militar na Ucrânia. A Hungria é mais dependente da energia russa do que outros países, disse Peter Györkesh.
🇲🇩🇬🇧 A Moldávia também afirmou que o status de candidato da UE não implica aderir às sanções. O Presidente Maia Sandu afirmou anteriormente que o país não pode aderir totalmente às sanções anti-russas devido à fraca economia nacional.
Recomendados pelo LinkedIn
🇦🇬🇮🇹 O presidente argentino Alberto Fernandez se reuniu com o primeiro-ministro italiano Mario Draghi, durante o qual discutiram oportunidades de cooperação na exportação de gás natural liquefeito. Alberto Fernandez também pediu a Mario Draghi que ajude a promover o diálogo entre a União Européia e a Comunidade de Estados da América Latina e Caribe.
🇵🇹🪖 A secretária de Relações Exteriores britânica Liz Truss, em entrevista ao jornal El Pais, exortou o Ocidente a não mostrar sinais de cansaço em meio à crise ucraniana. De acordo com Truss, as tropas ocidentais "devem se preparar para todas as contingências possíveis". O novo chefe do Estado-Maior do Exército Britânico, general Patrick Sanders, também considera necessário "aumentar o número de militares em alerta a qualquer momento" para garantir a dissuasão militar da Rússia.
🇨🇳🇦🇫 Membro do Conselho de Estado, o Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês Wang Yi teve uma conversa telefónica com o Ministro dos Negócios Estrangeiros em exercício do Governo Interino do Afeganistão, Amir Khan Muttaki. Wang Yi mais uma vez expressou suas sinceras condolências ao país pelo recente terremoto e observou que a China continuará a desempenhar um papel construtivo no apoio aos esforços do Afeganistão para formar um governo inclusivo e representativo. O lado chinês também pretende defender a justiça para o Afeganistão em plataformas multilaterais como a ONU e a SCO.
🇸🇩🇨🇳 O Sudão lançou a primeira rota marítima direta para a China, informa a agência de notícias Xinhua. Na cerimônia de abertura do expresso marítimo, o embaixador chinês no Sudão Ma Xinmin observou que o Sudão tem vantagens geográficas únicas e serviu como um ponto-chave para a importação de mercadorias chinesas para a África desde os tempos antigos. O diplomata chinês acrescentou que o Sudão e a China têm um grande potencial e amplas perspectivas de cooperação na área do transporte marítimo.
🇦🇺🇨🇳 O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse que seu país daria boas-vindas ao aumento da cooperação militar entre Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Japão para combater a crescente influência da China na região da Ásia-Pacífico. Albanese disse que as crescentes ambições da China e de outros "governos autocráticos" indicam a necessidade de maior cooperação militar entre as democracias da região.
🇫🇮🌎🇺🇦 Os estados ocidentais não devem contar com a superação da crise em torno da Ucrânia impondo sanções à Rússia, disse o embaixador finlandês nos Estados Unidos, Mikko Hautala. Ele afirmou que a Rússia está adaptando sua economia para funcionar nas condições de inúmeras restrições do Ocidente. Moscou não poderá "substituir completamente" certos suprimentos do Ocidente, mas é bem capaz de compensá-los parcialmente, acredita o diplomata. Do seu ponto de vista, a Rússia acabará por encontrar um "novo normal", as medidas restritivas do Ocidente não são capazes de forçar Moscou a decidir em um futuro próximo encerrar a operação militar na Ucrânia.
🇺🇸🇹🇼 Os Estados Unidos e Taiwan realizaram consultas para fortalecer os laços econômicos e desenvolver o comércio. Durante eles, as partes confirmaram seu interesse comum em desenvolver maneiras de “promover prioridades comerciais mútuas com base em valores compartilhados e promover a inovação e o crescimento econômico inclusivo”.
Membros da Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico aprovaram em segunda leitura um polémico projeto de lei que permitiria a Londres alterar unilateralmente o protocolo sobre a Irlanda do Norte, que faz parte do acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. Segundo a chanceler britânica Liz Truss, a aprovação do projeto resolverá as contradições internas na Irlanda do Norte, formará um governo local e preservará o Acordo de Belfast de 1998, que possibilitou garantir a paz sustentável na ilha da Irlanda.