Notas sobre Fluxo de Caixa.

Notas sobre Fluxo de Caixa.

Na operação comercial da empresa, as operações financeiras de pagamentos e recebimentos acontecem de maneira dinâmica todos os dias; paga-se o preço da mercadoria comprada e recebe-se dinheiro de mercadoria vendida. À essa dinâmica, de entrada e saída do dinheiro, dá-se o nome de Fluxo de Caixa.  

Ao comprar uma mercadoria para beneficiar ou para venda imediata, tudo que se pode afirmar é que, no momento que se paga, o dinheiro sai do caixa da minha empresa e entra no caixa do meu fornecedor. Isso é tudo.

Quando eu vendo mercadorias e o meu cliente paga, aí sim a operação comercial é finalizada e o dinheiro entra na minha conta corrente, ou seja, no meu caixa.

A sincronia de datas e prazos entre o pagamento e o recebimento, chama-se casamento do Fluxo de Caixa. Essa sincronia, esse casamento entre entrada e saída define a saúde financeira da empresa. Ao contrário, administrar o descasamento do Fluxo de Caixa é o maior desafio em qualquer negócio. 

O importância do controle de Fluxo de Caixa são as decisões, de melhor escolha, tomadas hoje, orientadas pelo fluxo financeiro futuro; ou seja, o quanto eu vou receber na semana comparando com o quanto eu tenho para pagar; as compras que posso fazer hoje baseadas no meu saldo de caixa e escolhendo o melhor dia para pagamento. Com esse simples acompanhamento é possível planejar o futuro financeiro da empresa.

Princípios básicos do Fluxo de Caixa saudável

1- O preço de venda de qualquer produto, deve ser maior do que o custo da mercadoria vendida.

2- As necessidades de compras, operação, produção, vendas e administração são guiadas pelo caixa da empresa. Primeiro, se gera o caixa para depois gastar.

3- Todos os vencimentos de pagamentos referentes a todas as compras feitas pela empresa têm de estar combinadas com a data que a empresa tem ou terá dinheiro em caixa para pagar os compromissos.

4-Em grande parte dos casos, o estoque é um tipo de investimento que come (ou consome) silenciosamente o Fluxo de Caixa.

5- Ter uma ferramenta simples, customizada, de fácil utilização e entendimento que torne claro o fluxo do dinheiro da empresa (sua origem e o seu destino).

6- Ter a disciplina de alimentar diariamente todas as movimentações financeiras da empresa. 


Para lembrar:

Fluxo de Caixa é o nome dado ao dinheiro que circula na empresa em determinado período de tempo. Uma boa ferramenta de controle e a disciplina de cuidar do caixa, define o êxito financeiro de qualquer empreendimento.

Somente com um bom controle e acompanhamento de Fluxo de Caixa é possível tomar as melhores decisões, mais assertivas, e que gerem maior valor ao negócio.   

Joel Falcão

Cesar Saavedra Caceres

Gerente Administración y Finanzas

4 a

Bom artigo Joel!!!, regras básicas para tuda empresa, Fluxo de Caixa

Caio Henrique Souza

Commercial Head | HR Specialist | Mkt and Sales

4 a

Parabéns Joel pelo artigo. Vejo o quanto nós fantasiamos esse tema e de maneira simples você nos trouxe à luz!

Excelente meu amigo, essa gestão de entradas e saídas é um dos maiores desafios enfrentados por todas as empresas e encontrar a forma de sincroniza-los pode determinar a saúde financeira da mesma. Hoje o mercado oferece diversas ferramentas e produtos que ajudam as empresas a equalizar esse fluxo. Grande abraço

Ricardo Gallindo

Gerente de Relacionamento Sênior

4 a

Meus Parabéns Joel, belo texto !!!

Henrique Bruno

Sócio-diretor Fundador da Starke Premium Parts

4 a

Excelente texto Joel!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos