Notas sobre Orientação da Escolha Profissional
As diferenças entre Vocação, Ocupação e Profissão é uma das primeiras reflexões a se pensar para construir um Projeto de Vida Profissional. Quando aprendemos a diferenciar esses três aspectos, fica um pouco mais fácil de fazer escolhas na vida profissional e pessoal.
Primeiro entendemos que a vocação é algo mais subjetivo da pessoa. São tendências naturais e inatas. Aquelas habilidades que a pessoa desempenha com naturalidade, sem muito esforço e faz muito sentido. O famoso, "nasceu para isso". Já a ocupação é a forma que desempenhamos nossa vocação, as atividades que possibilitam expressar a nossa habilidades naturais. Por fim, a profissão é resultado de uma construção social: é o mercado de trabalho, a escolha do curso que vamos cursar na universidade, as profissões de maneira geral.
Agora fica o questionamento: É possível juntar todas essas peças no mesmo lugar? Tem uma emprego que dê retorno financeiro, e que as atividades exercidas (ocupação) são a expressão das minha habilidades inatas (vocação)?
Este é um dos pontos fundamentais de estudo e aprofundamento num trabalho de orientação profissional!
Fiquem a vontade para expor suas ideias aqui nos comentários!
Conteúdo elaborado a partir do texto: Constituição da Identidade Ocupacional Fundamentada em Estudos da Psicologia Social da autora Marilu Diez Lisboa e aulas sobre Orientação Profissional do Instituto do Ser.