Nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo já está operando

Nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo já está operando


Já está em operação a fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo. O empreendimento, que teve um investimento de R$ 22,2 bilhões, é um dos maiores do setor privado já realizados no país.

 

O Projeto Cerrado, anunciado no dia 12 de maio de 2021 como a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, ficou pronto três anos depois, em 21 de julho de 2024. A capacidade instalada é para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose por ano.

 

Baseado em um terreno de cerca de 3 km por 5 km, tem uma área construída equivalente a 450 campos de futebol. Para erguer a estrutura do complexo industrial da nova unidade da Suzano, foram utilizados cerca de 380 mil metros cúbicos de concreto. Esse volume seria suficiente para construir quase cinco estádios do Maracanã. A sustentação das edificações contou com quase 60 mil toneladas de vergalhões e estruturas metálicas, 13,5 mil estruturas pré-moldadas, além de aproximadamente 25 mil estacas. Para interligar os diversos prédios industriais, a fábrica possui uma rede de tubulações que, ao todo, pesa 15 mil toneladas e se estende por 4,6 milhões de metros.

 

Outro destaque do projeto é o balão de vapor da caldeira de recuperação, a maior peça da obra, com 312 toneladas. O peso é comparável ao de mais de 11 jatos Boeing 737-800, o modelo mais utilizado no mundo.

 

Foto: Suzano

Enrique Rodriguez

Diretor de criação e desenvolvimento na Universidade do Papel | Arte, Design e Técnicas em Papel

1 m

👏👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos