A nova moda no vale do silício...

A nova moda no vale do silício...

Toda semana – sem nenhuma exceção -, eu me deparo com alguma notícia falando sobre a nova moda que tá rolando no Vale do Silício. São tendências que vão dos negócios à moda. Passando até mesmo por dieta.

Não importa o tema.

Pode ser um novo método de trabalho, o crescimento do jejum intermitente, um estilo de roupa básico e sem muitas escolhas e até mesmo a “água crua”.

Sim, o Vale do Silício tem se tornado notícia até mesmo pela água. Afinal, tem crescido o número de empresas que vendem “água crua”, basicamente a água mineral direto da fonte, mas com um valor agregado que faz o litro custar cerca de US$ 60.

Algo em torno de R$ 194 o litro de água.

Eu contei um pouco sobre esse caso só pra você ver como somos bombardeados constantemente com casos do Vale do Silício. E alguns deles um tanto quanto duvidosos.

Porém, a marca forte da região faz com que tudo chegue com uma aura de fórmula mágica do sucesso.

Mas a verdade é que muito disso que tentam importar para a nossa realidade só faz sentido dentro daquele contexto.

Os grandes e divertidos escritórios das startups só funcionam porque trabalham com um resultado que está diretamente relacionado à criatividade.

Muitas agências brasileiras importaram esse modelo e dispõe de mesa de sinuca, videogames, mesa de ping-pong e até mesmo bebidas para seus funcionários.

Mas você consegue pensar esse mesmo ambiente de trabalho em uma fabricação de roupa onde os resultados da empresa e dos funcionários estão relacionados ao volume de produção?

Ou, se você é um empresário e está procurando novos investimentos para o seu negócio, consegue se enxergar numa sala com tubarões usando o visual clássico do Steve Jobs:

Camiseta preta, calça jeans e sapatênis?

É bem provável que não...

Então quer dizer que tudo que vem do Vale do Silício deve ser descartado?

Nada disso... Muito pelo contrário.

Aquele é um modelo que está funcionando. Mostra resultados cada vez mais impactantes e só promete crescer nos próximos anos.

O problema é que vejo cada vez mais empresários e gestores tentando empurrar goela abaixo uma cultura do Vale do Silício dentro de suas empresas.

Porém, cada mercado tem as suas peculiaridades.

Você pode acompanhar as novas tendências do que está funcionando e pensar como implantar no seu negócio, mas antes é preciso ter seus valores, missões e propósitos muito bem definidos para entender o que pode ser aplicado.

E, acima de tudo, ter um profundo conhecimento do funcionamento de seu negócio.

Como eu já disse algumas vezes por aqui, antes de sair da caixa, é preciso voltar para a caixinha da sua empresa.

Admire, se inspire e tente entender o que está acontecendo no mundo, mas jamais force uma situação que não cabe na sua empresa simplesmente porque está funcionando em outras!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos