A nova realidade educacional

A nova realidade educacional

Sempre acreditei que a educação fosse o pontapé inicial para a conquista e realização dos meus sonhos. Lembro com carinho dos conselhos direcionados a mim, que fizeram com que eu investisse cada vez no conhecimento.

Há aproximadamente duas semanas, eu recebi a informação de que haveria um curso on-line sobre EDUCAÇÃO REMOTA. Já de inicio, eu fiquei muito interessada e fiz minha inscrição, mas não estava preparada pelo que estava por vir. Acredito que, de alguma forma, todos nós temos alguma história para relatar sobre a loucura que tem sido para os pais e responsáveis em como gerenciar o estudo de seus filhos, realizar as suas atividades profissionais, participar de reuniões, conduzir situações domésticas, tudo isso sem arrancar os cabelos. 

Mas se tomar uma postura um pouco mais ativa e olhar para o outro lado, como tem sido para os professores administrarem suas turmas à distância?

Nesta última semana, eu acompanhei diariamente o esforço de três grandes mestres : Paulo Tomazinho, José Motta e Marlon Brunetta, dedicando seus tempos a apresentar soluções práticas para o modelo de ensino remoto emergencial (ERE). E mais do que simplesmente destrinchar as mais variadas ferramentas para educação virtual, eu tive a oportunidade de compartilhar as experiências vividas nesta nova realidade educacional, buscando o mesmo objetivo de fazer não somente o bom, mas o melhor, proporcionando um aprendizado eficiente, mesmo que adaptado.

A preparação de professores, coordenadores, diretores, tutores para o cenário atual para a realidade da educação intencional mostra que existem dois lados da mesma moeda: de nada adianta os recursos se o objetivo não está claro; e a comunicação é a principal ferramenta e só funciona se os dois lados estiverem dispostos a estabelecer um diálogo.

Por outro lado, tomar uma atitude ativa compete as duas partes. De um lado, os professores procurando mensurar o nível de aproveitamento de aprendizado e na aproximação do entendimento da rotina adaptada. do outro lado, os pais tendo a oportunidade de acompanhar o dia a dia propor sugestões as dificuldades encontradas para aquele que pode mudar o fato. 

De nada adianta inflamar as fogueiras existentes nos grupos de Whatsapp de pais sem permitir ao professor ou instituição o aprimoramento de seu método. O aprendizado é para todos. 

Ninguém estava preparado para o ocorrido e, quando aprendemos juntos, construímos bases sólidas e servimos de exemplo de superação e encorajar outros a praticar também esta corrente do bem. 

Então que após esta nova experiência forçada possamos nos orgulhar de nossas atitudes.

Paulo Tomazinho

Eu ajudo escolas, IES e professores a transformar ensino em aprendizagem

4 a

Juliana Rosa que demonstração de carinho. Obrigado por confiar no nosso trabalho. #ensinoremoto #moonshotedu

José Motta Filho

Eu ajudo educadores a criarem incríveis experiências de aprendizagem!

4 a
José Motta Filho

Eu ajudo educadores a criarem incríveis experiências de aprendizagem!

4 a

#Gratidão Infinita🤩

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Juliana Rosa

  • Mindfulness na educação

    Mindfulness na educação

    O uso do termo mindfulness (em português, práticas de atenção plena) nos ambientes educacionais tem se tornado cada vez…

  • A nova realidade da educação

    A nova realidade da educação

    Durante a quarentena de prevenção à pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino rapidamente mudaram a…

    1 comentário
  • GTD contra a procrastinação

    GTD contra a procrastinação

    Edmund Wilson, escritor, jornalista e historiador americano disse: “duas pessoas nunca leem o mesmo livro”. Ou seja, a…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos