As novas tecnologias no processo educativo

As novas tecnologias no processo educativo

Com absoluta certeza estamos frente a uma derradeira revolução com novas tecnologias aplicadas ao meio educacional, e a grande quantidade de conteúdos disponíveis por meio delas.

Dos problemas tradicionais da 'competição velada' das redes sociais virtuais que tomam a atenção, e atrapalham a concentração de nossos alunos, no dia a dia escolar, passando pelos cursos semipresenciais e virtuais que fazem uso efetivo, prático e potencializador da tecnologia para serem realizados (sem os quais, aliás, estes tipos de ensino, à distância, estariam ainda na época de videoaulas gravadas em DVD/ mídias digitais), as novas tecnologias vieram, e vieram para ficar. Quem não se lembra dos cursos à distância feito por cartas e livros? Houve uma (re)evolução tecnológica na área educacional, e este é um caminho sem volta.

Temos várias vertentes sobre o assunto, a que mais se discute é o papel do educador, não mais como 'o detentor da verdade, da informação', mas hoje muito mais como um 'mediador, na resolução de problemas e indicação dos caminhos a seguir', tendo assim um papel diferenciado do tradicional educador hora existente.

Para tanto, acredita-se que a capacitação de professores no uso destas novas tecnologias torna-se imprescindível, pois é indiscutível que estes recursos, tecnologias, podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem a serem aplicados em sala de aula.

Empresas como Google, IBM, Microsoft e muitas outras vêm, sistematicamente, apoiando iniciativas e disponibilizando ferramentas, recursos e tecnologias, para serem utilizadas em sala de aula. Precisamos fazer parte da corrente, e engajar nosso grupo de professores para que se inteirem à respeito das novas tecnologias, de suas potencialidades, e aplicabilidade em sala de aula, para facilitação do processo ensino-aprendizagem, integração com seus alunos, os quais tem conhecimento e muitas vezes fazem uso destas mesmas tecnologias, mas não com foco na aprendizagem, no estudo e aplicação relacionada à educação.

Mas este 'processo' deve ser feito de maneira planejada, organizada, e conscientizadora.

Os professores devem ser conscientizados sobre o uso das novas tecnologias, de suas potencialidades, e o que 'ganharão' com o uso destas no desenvolvimento de suas aulas.

O treinamento, capacitação, deve ser planejado e organizado. O professor deve conhecer os recursos, e saber explorar os processos e ferramentas existentes das novas tecnologias, sabendo pesquisar e obter dados e informações, de maneira que possa, ele mesmo, identificar e utilizar de maneira efetiva, direta e relacionada à sua disciplina, do que estas tecnologias têm a oferecer e que venham a facilitar a aprendizagem de seus alunos.

A Equipe Pedagógica deve fazer um diagnóstico prévio de seu corpo docente, do conhecimento tecnológico e da aceitação, com relação à aplicação de novas tecnologias no processo educacional. Nada imposto, mas sim de comum acordo, onde todos vejam ganhos, com relação à produtividade no desenvolvimento das aulas (dos professores) e eficácia de aprendizagem (dos alunos).

Edson Rezende

Diretor de Escola Técnica - Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa - Centro Paula Souza

9 a

Desde que os professores estejam capacitados. Caso contrário a aula não acontece.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos