NOVEMBRO AZUL Câncer de próstata no Brasil
Hoje, 17/11, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Essa data tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. Esse tipo de câncer é mais frequente entre os homens brasileiros.
Os homens geralmente evitam o contato com os serviços de saúde, consultórios médicos, unidades básicas de saúde, orgulhando-se da própria invulnerabilidade. Em sua maioria, avessos à prevenção e ao autocuidado, é comum postergar a procura de atendimento médico, permitindo que os casos de doenças se agravam podendo levar ao óbito.
Você conhece os sintomas?
De acordo com o Ministério da Saúde, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Na fase avançada, os sintomas são:
- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Prevenção
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Converse sempre com seu médico e ou urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas!
Katy Karoline Santos Diniz & Josiane Santos de Souza