Novembro Azul
A campanha Novembro Azul está chegando e alerta os homens sobre os cuidados com a saúde, especialmente na prevenção do câncer de próstata, um dos mais frequentes entre os brasileiros. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.
Quais os sintomas do câncer de próstata?
Inicialmente pode não ter sintomas, mas quando apresenta, os sinais mais comuns são:
• dificuldade de urinar;
• demora em começar e terminar de urinar;
• sangue na urina;
• diminuição do jato de urina;
• necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se procurar uma unidade médica para realizar exames com um médico especialista.
Quais os fatores de risco?
Idade: o risco aumenta com o avanço da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
História de câncer na família: homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.
É possível prevenir o câncer de próstata?
Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer:
Recomendados pelo LinkedIn
· Ter uma alimentação saudável
· Praticar atividade física
· Manter o peso corporal adequado
· Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
· Não fumar
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames podem ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida.
Não perca tempo! Se você está na faixa recomendada para a realização do exame procure um urologista e converse sobre o tema. A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas.
Fontes: