Novidades Apple para os negócios: gerenciamento para TI
As novidades Apple anunciadas na conferência de desenvolvedores deste ano influenciam a maneira como as plataformas e dispositivos Apple continuarão a ser adotados e suportados no ambiente de trabalho. Para os funcionários, os novos recursos de software e hardware elevam os níveis de produtividade e colaboração. Para as equipes de TI, os novos controles possibilitam fluxos de trabalho de gerenciamento e implementação mais eficientes.
Segurança e controle de acesso
Agora, as equipes de TI têm a flexibilidade de permitir ou restringir a integração de ferramentas como a Siri, Writing Tools, Image Playground ou ChatGPT. Esses recursos podem ser gerenciados individualmente em dispositivos Mac, iPhone e iPad, garantindo que as empresas tenham controle total sobre o que está disponível para seus funcionários.
Além disso, funcionalidades como Math Notes e Smart Scripts, presentes no iOS e iPadOS 18 e no macOS Sequoia, também podem ser configuradas pelas equipes de TI para que cada organização tenha a liberdade de decidir quais ferramentas são mais adequadas para seus ambientes de trabalho.
Essa abordagem oferece um equilíbrio perfeito entre inovação e controle, permitindo que as empresas aproveitem ao máximo as funcionalidades Apple enquanto mantêm a segurança e a privacidade como prioridade.
Este ano, os recursos de gerenciamento do iOS e iPadOS estão mais robustos, oferecendo controles aprimorados para redes celulares privadas e o gerenciamento de eSIMs, incluindo a capacidade de impedir a remoção ou transferência dos eSIMs, garantindo maior segurança para as organizações.
As equipes de TI também ganharam mais poder sobre o acesso a aplicativos, podendo bloquear ou ocultar aplicativos específicos e exigir autenticação via Touch ID ou Face ID antes que eles possam ser abertos. Isso oferece uma camada adicional de segurança, especialmente em dispositivos usados para tarefas sensíveis no ambiente de trabalho.
Além disso, aplicativos internos implantados via MDM (Mobile Device Management) agora podem ser confiáveis automaticamente, facilitando o fluxo de trabalho. No entanto, aplicativos internos implantados fora do MDM passarão a exigir uma reinicialização do dispositivo, garantindo maior controle sobre o software instalado.
Essas melhorias fortalecem a capacidade de gestão de TI nas empresas, mantendo o equilíbrio entre segurança e eficiência no uso dos dispositivos da Apple no ambiente corporativo.
Já o macOS está ainda mais focado em segurança e gerenciamento, com novos controles que facilitam a proteção de dados corporativos e o cumprimento de regulamentações rígidas.
Uma das novidades é a capacidade de restringir o uso de unidades externas e de rede. Agora, as equipes de TI podem implementar políticas para proibir o armazenamento externo, um recurso ideal para indústrias altamente regulamentadas, onde o controle rigoroso sobre os dados é essencial para a conformidade e segurança.
As configurações de serviço, introduzidas no ano passado, também foram aprimoradas. Agora, elas oferecem novas habilidades que permitem à TI colocar arquivos executáveis e de script em locais protegidos contra adulterações no macOS, facilitando a implementação e controle de serviços gerenciados de maneira segura e eficiente.
Recomendados pelo LinkedIn
Além disso, o Platform SSO, a solução integrada da Apple para sincronizar a senha local do usuário com um provedor de identidade (IdP), ganhou um upgrade importante. Agora, ele também permite o desbloqueio do FileVault, tornando a solução ainda mais robusta e fácil de implementar para organizações que precisam de um alto nível de proteção de dados.
Essas melhorias no macOS trazem mais segurança e controle para as empresas, garantindo que as equipes de TI possam gerenciar os dispositivos de forma eficaz e segura, sem comprometer a produtividade dos usuários.
A Apple está introduzindo uma nova capacidade de gerenciamento de extensões do Safari no Mac, iPhone e iPad, trazendo ainda mais controle para as organizações. Agora, por meio de soluções MDM (Mobile Device Management), é possível ativar ou desativar extensões específicas do Safari em dispositivos supervisionados.
Esse recurso oferece uma flexibilidade enorme para diferentes setores. Por exemplo, uma empresa pode ativar extensões específicas para garantir o acesso a serviços internos essenciais, enquanto uma instituição educacional pode desativar extensões que forneçam informações ou funcionalidades que vão contra as políticas da escola.
O melhor de tudo é que essas novas opções de gerenciamento de extensões funcionam tanto para a navegação padrão quanto para a Navegação Privada, garantindo um ambiente de navegação controlado e seguro, independentemente do modo usado.
Com esse nível de controle, as organizações podem adaptar as experiências de navegação de acordo com suas necessidades e políticas, mantendo o equilíbrio entre segurança, produtividade e conformidade.
Ferramentas para desenvolvedores
A Apple também lançou novas ferramentas e recursos para agilizar o trabalho dos desenvolvedores e aumentar sua produtividade. O Xcode agora conta com um mecanismo de conclusão de código preditivo, treinado para SDKs Swift e Apple, que sugere códigos relevantes de forma rápida e mantém a privacidade, pois é executado localmente no dispositivo. O Swift Assist, previsto para o final do ano, utiliza linguagem natural para responder perguntas de codificação e ajuda a explorar novas APIs. Além disso, a nova estrutura de Teste Swift oferece APIs simples e multiplataforma, facilitando a criação de testes para diversas plataformas.
As APIs foram expandidas para oferecer aos desenvolvedores ferramentas que aprimoram os recursos de seus aplicativos. As Writing Tools, disponíveis em todo o sistema, permitem aos usuários reescrever, revisar e resumir texto automaticamente em aplicativos que usam as interfaces padrão de texto. A API Image Playground permite que desenvolvedores integrem a criação rápida de imagens diretamente em seus apps. Além disso, com a Apple Intelligence, a Siri pode realizar centenas de novas ações, incluindo escrita e geração de imagens, dentro e entre aplicativos.
A estrutura App Intents é essencial para criar experiências para a Siri, App Intelligence, e outros recursos do sistema. Ela permite que desenvolvedores definam ações para a Siri, Atalhos e Apple Intelligence. Com novos domínios disponíveis, os desenvolvedores podem integrar seus aplicativos de forma ainda mais ampla na Siri e em outros serviços da Apple.
Quem conta com a iPlace Corporativo tem à disposição o melhor da tecnologia com soluções sob medida para a rotina profissional. www.iplacecorp.com.br