Novidades sobre Eletromobilidade - 28.05.2024

Novidades sobre Eletromobilidade - 28.05.2024

Bom dia! Aqui você encontra novidades relevantes para a eletromobilidade consolidadas pelo LEMOB

Assine e receba diariamente nossa newsletter exclusiva, onde o Lemob consolida últimas notícias, avanços tecnológicos e dicas práticas mais relevantes sobre eletromobilidade. Fique por dentro do que acontece em tempo real na vanguarda da transformação sustentável.

Se você gostou do nosso informativo, curta, compartilhe e recomende.

Com Apoio de Parkstrom e Carvalho & Furtado Advogado

Vídeo do dia

A primeira Tesla Cybertruck no Brasil - picape elétrica está em SC – impressionante!

Automóveis

Teste: o Volvo EX30, uma sensação elétrica de  338 km de autonomia. Ele chegou! Principal aposta mundial da Volvo Group para o segmento de veículos elétricos, o EX30 já está no Brasil. Confira o teste realizado pelo Garagem360.

Início da produção do modelo especial do Q8 e-tron. A AUDI AG iniciou a produção do Q8 e-tron Edition Dakar em sua fábrica em Bruxelas. O modelo especial do SUV elétrico com chassi elevado apresentado em janeiro é baseado em um Q8 Advanced 55 e-tron quattro, produzido em Bruxelas desde o final de 2022. Segundo a Audi, o primeiro exemplar do modelo especial será entregue a um cliente na Bélgica. “Mais veículos do modelo especial chegarão a toda a Europa”, afirma o comunicado, sem mencionar números específicos para a Europa. No total, o Q8 e-tron Edition Dakar está limitado a 99 unidades. A tecnologia de acionamento vem do Q8 Advanced 55 e-tron quattro e consiste em uma bateria de 114 kWh (dos quais 106 kWh são utilizáveis) e dois motores elétricos com potência do sistema de 300 kW. As principais diferenças estão no chassi off-road, que – dependendo da velocidade – é até 31 milímetros mais alto que a suspensão padrão.

BYD M6 MPV totalmente elétrico espionado na China e é RHD. A van, rotulada como BYD M6, é considerada uma ramificação puramente elétrica do Song Max, oferecido na China como um híbrido plug-in e destinado à exportação.

Os 5 híbridos autorrecarregáveis mais baratos no Brasil

Frotas / Caminhões / Ônibus

Pepsi está expandindo sua frota elétrica na Califórnia. A fabricante de bebidas Pepsi está expandindo significativamente a sua frota de veículos comerciais elétricos na Califórnia. Por um lado, a Pepsi está comprando 50 caminhões Tesla Semi e, por outro lado, a empresa está comprando 75 caminhões E-Transit da Ford Motor Company .

Técnica / IA

Toyota, Mazda e Subaru estreiam novos motores de alta tecnologia na luta contra o carbono. A Toyota Motor Corporation e seus aliados estão desenvolvendo uma nova linha de motores limpos, potentes e de tamanho reduzido que podem funcionar com uma variedade de combustíveis neutros em carbono e até mesmo combinar com sistemas híbridos alimentados por bateria.

Bateria

Hy2Rail: Modernize locomotivas mais antigas com acionamentos híbridos de bateria de hidrogênio. O projeto austríaco Hy2Rail está a investigar se os veículos ferroviários existentes podem tornar-se mais ecológicos com uma propulsão híbrida de bateria de hidrogénio em substituição do motor diesel. Um demonstrador já foi colocado em operação. (Texto apenas em alemão)

Marquardt apresenta novo controlador de módulo celular. Isso monitora cada célula individual da bateria em tempo real. O Cell Module Controller (CMC) da Marquardt é compatível com uma variedade de produtos químicos e formatos de bateria e já está disponível.

Verkor garante empréstimo bilionário para fábrica de células. O fabricante francês de baterias e parceiro da Renault garantiu 1,3 mil milhões de euros em financiamento para a sua fábrica de células de bateria no norte de França. Está em construção desde o outono de 2023 e tem inauguração prevista para 2025.

Daimler Truck e Proterra ampliam parceria na América do Norte. A Daimler Truck North America continua a contar com baterias da Proterra , apesar de ter sido adquirida pelo Volvo Group . A Proterra construirá as baterias de um ônibus escolar elétrico e de uma van de entrega elétrica.

Technotrans recebe grande pedido de sistemas de gerenciamento de baterias para ônibus elétricos. A technotrans recebeu um grande pedido de um “renomado fabricante europeu de ônibus elétricos” para a produção em série de sistemas de gerenciamento térmico de baterias (BTMS). O volume do contrato situa-se na faixa elevada de um dígito de milhões de euros.

Política e Direito

União Europeia / China / Alemanha

As primeiras reações da China contra a Europa? SVOLT interrompe construção de fábrica de baterias em Brandemburgo. O fabricante chinês de baterias não realizará a fábrica anunciada em Lusatia (Alemanha). De acordo com a SVOLT Energy Technology (Europe) GmbH , ela reavaliou sua estratégia de localização - e também está atacando os políticos. O comunicado de imprensa da empresa afirma: "Além de um nível já baixo de segurança de planejamento em vários níveis - desde a ameaça de tarifas internacionais punitivas até distorções de mercado devido a subsídios longos e distribuídos de forma desigual", um "projeto significativo de cliente também foi cancelado". Somado a isso, há "as discussões ressurgentes sobre o fim dos motores de combustão na UE, que estão tendo um efeito contraproducente sobre os esforços de localização planejados". (Texto apenas em alemão)

Número do dia

Hoje: Denza - 200 mil entregas de veículos. Denza atingiu a marca de 200 mil entregas de veículos. A joint venture chinesa entre BYD e Mercedes-Benz AG vende carros elétricos e híbridos plug-in. Atualmente, a Denza vende três modelos, incluindo D9, N7 e N8. Seu quarto modelo, o Z9 GT, também fez sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim de 2024 e obteve recentemente uma licença de vendas do regulador chinês.

Mais notícias

Brasil se torna o maior mercado do mundo para carros eletrificados chineses. O Brasil superou a Bélgica como principal destino de exportação de carros elétricos e híbridos plug-in fabricados na China, conforme dados recentes do setor. Este avanço ocorre em um momento em que as montadoras chinesas estão diversificando suas vendas para mercados fora da Europa, em resposta à investigação de subsídios pela União Europeia sobre veículos elétricos chineses. Segundo a Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA), as exportações de carros elétricos e híbridos plug-in para o Brasil aumentaram 13 vezes em comparação ao ano anterior, atingindo 40.163 unidades em abril. Este crescimento significativo posicionou o Brasil como o principal mercado de exportação pelo segundo mês consecutivo. Em janeiro, o Brasil ocupava a décima posição nesse ranking.

Pesquisa: a vontade de comprar carros elétricos chineses está aumentando. De acordo com um inquérito realizado pelos consultores Horváth , os consumidores estão cada vez mais positivos em relação à entrada de carros eléctricos de fabricantes chineses na Europa.

Geração Z está mais aberta aos carros elétricos chineses do que pensamos. No entanto, a maioria dos norte-americanos ainda tem preocupações com a segurança cibernética dos carros chineses.

Cresce interesse do brasileiro em comprar carro elétrico, diz pesquisa

Tesla provavelmente limitará a produção do Modelo Y em Xangai. A Tesla reduziu significativamente a produção do seu Modelo Y na sua fábrica na China. De acordo com um relatório da agência, pelo menos 20% menos exemplares da série sairão da linha de produção entre março e junho do que antes.

“Nio House” inaugurada em Amsterdã. O fabricante chinês abriu a sua sétima “ NIO House” europeia em Amsterdã. Os locais servem principalmente como showroom e oferecem uma variedade de comodidades. A nova “Nio House” no centro da capital holandesa é também a maior da Europa até a data.

BYD quer desempenhar o seu papel de “líder de preços” na Europa com pequenos carros elétricos. Depois dos modelos maiores, a fabricante chinesa BYD também está trazendo seu carro pequeno Seagull para a Europa. O carro elétrico também deve ser particularmente barato aqui.

________________________

LEMOB News é o serviço de informação do LEMOB a interessados na eletromobilidade.

Nossa newsletter também permite que membros e apoiadores do LEMOB indiquem notícias sobre suas empresas, bem como anunciem projetos, vagas de empregos e outras oportunidades.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Instituto LEMOB

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos