Novidades sobre Eletromobilidade com apoio de Parkstrom e Cavalho & Furtado Advogados - 15.08.2024
Bom dia! Aqui você encontra novidades relevantes para a eletromobilidade consolidadas pelo LEMOB
Assine e receba diariamente nossa newsletter exclusiva, onde o Lemob consolida últimas notícias, avanços tecnológicos e dicas práticas mais relevantes sobre eletromobilidade. Fique por dentro do que acontece em tempo real na vanguarda da transformação sustentável.
Se você gostou do nosso informativo, curta, compartilhe e recomende.
Com Apoio de Parkstrom e Carvalho & Furtado Advogado
Automóveis
"Polo elétrico": novo Volkswagen ID.2 é flagrado em testes pela primeira vez. Com espaço de Golf e autonomia de 450 km, carro elétrico mais barato da marca chegará em 2025. Com um preço inicial abaixo de 25.000 euros (R$ 150.000), o ID.2 se posiciona como uma alternativa atraente aos carros elétricos de entrada de outras marcas, sobretudo modelos como novo Renault 5 e até mesmo o BYD Dolphin, entre outros.
Em breve no Brasil, Zeekr 001 recebe terceira atualização em menos de 1 ano. Ritmo frenético de inovações tecnológicas está incomodando os clientes chineses que já compraram o modelo.
BYD Dolphin Mini ganha versão PCD com preço a partir de R$ 99.990. É o primeiro carro elétrico a ser oferecido nessa condição no país.
Caddy pode ser encomendado como van familiar e van de entrega urbana como eHybrid. Além dos novos motores a gasolina TSI e TDI de tração dianteira, o Caddy e o Caddy Cargo também são agora completamente novos na linha de Veículos Comerciais Volkswagen (VWN) como híbridos plug-in. O Caddy Cargo eHybrid permite que as empresas viajem localmente sem emissões. As famílias podem viajar de forma parcialmente elétrica com o novo Caddy eHybrid como carro, também na versão normal ou longa Maxi. (EN)
Hyundai está trabalhando em um novo extensor de alcance elétrico. A empresa automobilística coreana Hyundai Motor Group está desenvolvendo um acionamento elétrico extensor de autonomia para picapes e SUVs, de acordo com o Korea Economic Daily. “Levaremos anos até que vejamos um carro elétrico acessível com baterias que possam viajar 1.000 quilômetros com uma única carga. Os EREVs permanecerão competitivos por pelo menos mais uma década antes da chegada da era dos carros elétricos”, disse um funcionário da indústria ao Korea Economic Daily. “As montadoras globais enfrentarão um período de sofrimento por pelo menos dois a três anos a partir do segundo semestre deste ano”, disse um alto funcionário da Hyundai Motor. “Híbridos e EREVs são nossas armas para travar essa luta.” (EN)
Update para a Startup Aehra que planeja desenvolver e construir dois veículos elétricos de bateria ultraluxuosos na Itália. Em 07.08.2024, já informamos que a Aehra pretende iniciar a produção do SUV Impeto (em italiano para ímpeto) e do sedã Estasi (em italiano para êxtase) em Mosciano Sant'Angelo, na região de Abruzzo, na Itália central, em meados de 2026, com sua fábrica aumentando para uma produção anual de 25.000 unidades por modelo. Aqui estão mais algumas informações: A startup diz que o Impeto e o Estasi são projetados e desenvolvidos para fornecer uma autonomia de 800 km (497 milhas). Impulsionados por um motor dianteiro e dois motores traseiros produzindo 800 cv, os veículos terão uma velocidade máxima de 260 km/h e acelerarão de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. Ambos os veículos foram projetados por Filippo Perini, que trabalhou anteriormente para Alfa Romeo, Lamborghini, Italdesign e Genesis. (EN)
Bronco elétrico revelado pela Kindred Motorworks. A Kindred Motorworks apresentou seu tão esperado Bronco elétrico no evento Motorlux da Hagerty durante a Monterey Car Week. Este veículo vintage totalmente elétrico é o primeiro de uma série de EVs da empresa sediada na Bay Area. As pré-encomendas já estão abertas em KindredMotorworks.com. Os principais destaques são: um motor duplo de 402 cavalos de potência, trem de força com tração nas quatro rodas, bateria de 80 kWh com suporte para carregamento rápido DC. (EN)
Alpha Motor revela SUV elétrico SUPERREX de 4 portas. A Alpha Motor Corporation lançou o SUV elétrico SUPERREX™ de 4 portas, expandindo sua linha de veículos utilitários elétricos puros REX. Construído na avançada Modular Vehicle Platform, que também suporta a WOLF™ Truck Series, o SUPERREX™ oferece uma mistura de espaço, utilidade e versatilidade com um robusto trem de força elétrico projetado para aventura. (EN)
Frotas / Caminhões / Ônibus
Como uma empresa de logística está planejando mudar para caminhões elétricos. A empresa de logística alemã Große-Vehne opera cerca de 1.200 caminhões próprios na Europa. Projetos de eletrificação da frota estão sendo planejados em conjunto com a Mercedes-Benz Trucks, de onde provém a maior parte dos veículos. As primeiras rotas para caminhões elétricos já estão sendo estabelecidas e outras estão sendo desenhadas. (Infelizmente, o artigo não mostra as etapas complicadas que são necessárias para implementar com sucesso tal projeto. É necessário um estudo de viabilidade no qual os dados da rota, os dados do veículo e os requisitos de energia dos veículos para as seções individuais da rota que estão disponíveis nos pontos de carregamento, a energia disponível, a gestão da carga, os possíveis tempos de carregamento, a infraestrutura de recarga, as temperaturas, etc. até o comportamento de condução dos motoristas são todos recolhidos com base nisso (mais informações sobre isso podem ser encontradas em Pakstrom do Brasil, www.parkstrom.com.br).
Solaris está construindo oito ônibus H2 para Belfort. O fabricante polaco recebeu uma nova encomenda de autocarros a hidrogênio vindos de França. A Solaris entregará oito ônibus articulados Urbino 18 a hidrogênio para a cidade de Belfort no segundo semestre de 2025. (EN)
Infraestrutura
Carregadores de VE da Kempower obtêm certificação CTEP. A Kempower anunciou que seu Equipamento de Fornecimento de Veículos Elétricos (EVSE) recebeu a certificação do Programa de Avaliação de Tipo da Califórnia (CTEP), garantindo a melhor precisão da categoria para sua linha de produtos norte-americana. Esta certificação ressalta o comprometimento da Kempower em fornecer soluções de recarga confiáveis e precisas aos consumidores, um marco significativo na expansão da empresa no maior mercado de VE da América do Norte. (EN)
Recomendados pelo LinkedIn
Técnica
Rivian revela Connect+: streaming e conectividade. A Rivian lançou o Connect+, um novo serviço de streaming e conectividade, com sua atualização de software mais recente. Este serviço fornece aos proprietários da Rivian acesso contínuo a streaming de música, áudio e vídeo por meio de uma assinatura conveniente. O Connect+ aprimora a experiência de infoentretenimento com aplicativos e recursos totalmente integrados, projetados para manter os motoristas conectados e entretidos em qualquer lugar. (EN)
Bateria / Reciclagem / Lítio
Uso da bateria 60% mais longo graças à tecnologia de inversor multinível - em breve em produção em série. Dados os desafios atuais na reciclagem de células de bateria, é crucial otimizar a eficiência e a vida útil dos sistemas de bateria. Segundo a empresa, os especialistas da Handtmann Systemtechnik, juntamente com os desenvolvedores do BAVERTIS, conseguiram prolongar a vida útil das baterias em até 60% usando a tecnologia MLIT (tecnologia de inversor multinível). Além disso, a tecnologia, que em breve entrará em produção em série, permitirá a geração direta de qualquer tipo e forma de tensão da bateria por meio de software. Tanto o controle do motor quanto as opções de carregamento CA/CC vêm diretamente da bateria. “Nossos sistemas de baterias baseados em MLIT oferecem efeitos de sinergia valiosos para nossos clientes nos setores automotivo e não automotivo, bem como para armazenamento estacionário de energia”, afirma Robert Fiesel, chefe da divisão de tecnologia de sistemas.
Vulcan: Comissionamento da planta de otimização de hidróxido de lítio em Frankfurt. A Vulcan iniciou o comissionamento da planta de otimização de hidróxido de lítio (CLEOP) no Parque Industrial Höchst em Frankfurt. O CLEOP converterá o cloreto de lítio proveniente da Planta de Otimização de Extração de Lítio (LEOP) da Empresa em Landau em hidróxido de lítio monohidratado (LHM) pronto para bateria. O início do comissionamento representa a conclusão do edifício principal e dos sistemas de alimentação para que possam ocorrer as primeiras trocas. O sistema foi agora alimentado com eletricidade pela primeira vez - um passo crucial para o sistema de eletrólise. O CLEOP da Vulcan desempenha um papel importante no caminho da Europa para um futuro sustentável e resiliente: produzirá o primeiro LHM pronto para bateria extraído de um recurso europeu de lítio. (EN)
EVE Energy revela bateria de carregamento rápido Omnicell 6C. A EVE Energy apresentou a Omnicell 6C, uma inovadora bateria de íons de lítio de carregamento rápido projetada para veículos de passageiros de ponta. Esta bateria de ponta, lançada em junho, pode atingir uma autonomia de 300 quilômetros com apenas cinco minutos de carregamento. Ela também oferece desempenho superior em ambientes de baixa temperatura e ostenta um ciclo de vida sustentável, definindo novos padrões em tecnologia de baterias.
Política e Direito
Lituânia
A Lituânia pretende uma mudança abrangente na dinâmica dos transportes públicos. O governo da Lituânia está a financiar a aquisição de 275 ônibus elétricos e a infraestrutura de carregamento associada com 55 milhões de euros provenientes de fundos da UE. As empresas de transporte financiadas estão atualmente iniciando o processo de premiação. A partir de 2026, só poderão adquirir ônibus com energia alternativa. (LIT)
Mais notícias
Polestar fabricado nos EUA: A produção do Polestar 3 começou na Carolina do Sul. A Polestar anuncia que a produção de seu SUV de luxo Polestar 3 começou na Carolina do Sul, EUA. Isto torna o Polestar 3 o primeiro Polestar a ser produzido em dois continentes. A fábrica da Carolina do Sul produz veículos para clientes nos EUA e na Europa e complementa a produção existente em Chengdu, na China. A empresa também está tomando medidas adicionais para diversificar seus locais de produção. O Polestar 4 está programado para sair da linha de montagem na Coreia do Sul em meados de 2025.
Como a Jaguar Land Rover resolveu seu problema na China. Graças ao acordo da JLR com a Chery para reviver o Freelander com tecnologia chinesa, a montadora britânica pode agora se concentrar em importações mais lucrativas. Veículos elétricos também estão no programa. (EN)
Os concessionários Jaguar enfrentam uma pausa forçada no seu negócio de automóveis novos. Na Jaguar, a decisão estratégica de se tornar uma marca de automóveis elétricos de luxo a partir de 2025 tem enormes consequências para os concessionários. Em alguns países, incluindo o mercado interno britânico, a Jaguar não poderá vender carros novos durante cerca de um ano. (DE)
Goodyear investe na produção de pneus para carros elétricos no Canadá. A Goodyear está a investir mais de 380 milhões de euros na modernização e expansão da sua fábrica em Ontário, com foco na produção de pneus para veículos elétricos.
Fórmula E: Porsche confirma Nico Müller como piloto oficial. A Porsche confirmou Nico Müller como seu piloto oficial. O suíço pilotará pela Andretti, equipe cliente da fabricante alemã, durante a próxima temporada da Fórmula E.
_________________________________________
LEMOB News é o serviço de informação do LEMOB a interessados na eletromobilidade.
Nossa newsletter também permite que membros e apoiadores do LEMOB indiquem notícias sobre suas empresas, bem como anunciem projetos, vagas de empregos e outras oportunidades.