Novo colaborador da Python Floripa
Nas vésperas de completar 29 anos, empurrei as desculpas para longe e decidi aprender Python. Três semanas depois, cá estou como o mais novo colaborador da comunidade Python Floripa – para provar que nunca é tarde demais para inventar uma nova (e prazerosa) vida.
Sempre fui um cara plural: queria ser astronauta e ator; biólogo e skatista – tudo ao mesmo tempo.
Por décadas fui ensinado que só podia escolher um caminho para me dedicar quando o assunto era construir carreira e assegurar um futuro profissional – e se escolhesse errado, não teria outra chance de acertar.
Só que há seis anos, quando abandonei a faculdade de Design Gráfico para realizar o sonho de escrever meu primeiro livro – depois de já ter abandonado Arquitetura e Design de Interiores em outras universidades – descobri que essa “lição” é mais do que limitada.
Ela é absurda.
Nadando contra a maré, me tornei um dos autores mais lidos da Amazon Brasil com meus livros de ficção. Depois alcancei mais de 5 milhões de pessoas com um canal no YouTube sobre saúde mental e o estilo de vida minimalista como um jeito de viver mais com menos.
Hoje, além de me estabelecer como escritor freelancer para B2B e copywriting – e além de continuar autorando livros nos tempos livres –, estou aprendendo a programar para automatizar minha rotina e abocanhar parte do mercado internacional da informática sem precisar sair de casa.
Recomendados pelo LinkedIn
Afinal, computação está em todo lugar – e eu não podia continuar ignorando o fato de que, especialmente na era pós-digital, não saber nada sobre programação é ser parcialmente analfabeto nos vocabulários da tecnologia.
E eu simplesmente não aceito não entender como as coisas funcionam, sabe?
Acredito que um dos melhores jeitos de aprender é se conectar não só às informações, mas às pessoas para quais as informações servem.
Por isso minhas buscas por aprendizado me levaram às palestras da comunidade Python Floripa. Vendo tanta gente proativa em dividir experiências nas próprias áreas de atuação – e de graça –, atendi o impulso de oferecer meus serviços como escritor para a comunidade: para dividir com você tudo que for importante de ser comunicado.
É por isso que estou aqui: para ser útil.
Me chamo ECMS – que é um dos meus vários pseudônimos pelas diferentes áreas em que atuo na internet – e você provavelmente verá alguns textos assinados por mim nas redes sociais da Python Floripa.
Esse é o meu print(“hello world”) para você. ◾
Analista de desenvolvimento de produtos
3 aCaio Lima Ferraresi