Novo update do Google focado em conteúdo vindo ai - o que vai mudar?

Novo update do Google focado em conteúdo vindo ai - o que vai mudar?

O Google revelou recentemente em seu blog que na próxima semana irá fazer uma atualização em seus algoritmos para valorizar mais conteúdo criado por pessoas, para pessoas, nos resultados de pesquisa.

A atualização de conteúdo útil visa recompensar melhor o conteúdo em que os visitantes sentem que tiveram uma experiência satisfatória, enquanto o conteúdo que não atende às expectativas do visitante não terá um desempenho tão bom.

Mas como saber se o meu conteúdo é bom?

De acordo com o blog post no blog do Google, responder sim às perguntas abaixo significa que você provavelmente está no caminho certo com uma abordagem que prioriza as pessoas:

  • O público existente ou que você busca alcançar para sua empresa acharia o conteúdo útil se chegasse diretamente no seu site?
  • Seu conteúdo demonstra claramente experiência em primeira mão e um profundo conhecimento sobre o assunto que você está falando (por exemplo, experiência que vem de ter realmente usado um produto ou serviço ou visitado um lugar)?
  • Seu site tem um propósito ou foco principal?
  • Depois de ler seu conteúdo, a pessoa sente que aprendeu o suficiente sobre o tópico para ajudar a atingir seu objetivo?
  • Quem ler seu conteúdo vai ter a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?

É importante destacar que ter uma abordagem que prioriza as pessoas não invalida as práticas recomendadas de SEO, como as abordadas no próprio guia de SEO do Google

Evite criar 'conteúdo para SEO'

Conteúdo criado principalmente para atrair tráfego de tráfego do mecanismo de pesquisa está fortemente correlacionado com o conteúdo que as pessoas consideram insatisfatório, de acordo com o buscador.

Responder sim a algumas ou todas as perguntas abaixo é um sinal de alerta de que você deve reavaliar como está criando conteúdo em seu site:

  • O conteúdo é principalmente para atrair pessoas de mecanismos de pesquisa, em vez de ser feito para humanos?
  • Você está produzindo muito conteúdo sobre diferentes tópicos na esperança de que alguns deles possam ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa?
  • Você está usando automação para produzir conteúdo sobre muitos tópicos?
  • Você está principalmente resumindo o que os outros têm a dizer sem agregar muito valor?
  • Você está escrevendo sobre coisas simplesmente porque elas parecem estar na moda e não porque você escreveria sobre elas de outra forma para o seu público existente?
  • Seu conteúdo faz com que os leitores sintam que precisam pesquisar novamente para obter melhores informações de outras fontes?
  • Você está escrevendo para uma contagem de palavras específica porque ouviu ou leu que o Google tem uma contagem de palavras preferida?
  • Você decidiu entrar em alguma área de tópico de nicho sem nenhum conhecimento real, mas principalmente porque pensou que receberia tráfego de pesquisa?
  • Seu conteúdo promete responder a uma pergunta que na verdade não tem resposta, como sugerir que há uma data de lançamento para um produto, filme ou programa de TV que não está confirmada?

Como funciona essa mudança do Google

A atualização começará a ser lançada na próxima semana. 

O Google vai publicar na página de atualizações de algoritmo do Google quando começar e quando estiver totalmente implementado, o que pode levar até duas semanas. 

Esta atualização introduz um novo sinal em todo o site que consideramos entre muitos outros sinais para classificação de páginas da web. Com isso, os sistemas do Google identificam automaticamente o conteúdo que parece ter pouco valor, baixo valor agregado ou que não é particularmente útil para quem faz pesquisas.

Qualquer conteúdo — não apenas conteúdo inútil — em sites determinados como tendo quantidades relativamente altas de conteúdo inútil em geral tem menos probabilidade de ter um bom desempenho na Pesquisa, supondo que haja outro conteúdo em outro lugar da Web que seja melhor exibir. Por esse motivo, remover conteúdo inútil pode ajudar na classificação de outros conteúdos.

Uma pergunta natural que alguns terão é quanto tempo levará para um site melhorar, se remover conteúdo inútil? Os sites identificados por esta atualização podem encontrar o sinal aplicado a eles durante um período de meses. O classificador para esta atualização é executado continuamente, permitindo monitorar sites recém-lançados e existentes. Quando determina que o conteúdo inútil não retornou a longo prazo, a classificação não será mais aplicável.

Esse processo classificador é totalmente automatizado, usando um modelo de aprendizado de máquina. Não é uma ação manual nem uma ação de spam. Em vez disso, é apenas um novo sinal e um dos muitos sinais que o Google avalia para classificar o conteúdo.

Isso significa que alguns conteúdos que priorizam as pessoas em sites classificados como tendo conteúdo inútil ainda podem ter uma boa classificação, se houver outros sinais identificando esse conteúdo em primeiro lugar como útil e relevante para uma consulta. O sinal também é ponderado; sites com muito conteúdo inútil podem notar um efeito mais forte. De qualquer forma, para obter o maior sucesso, certifique-se de ter removido o conteúdo inútil e também de seguir todas as diretrizes do Google para webmasters.

Esta atualização irá afetar as pesquisas em inglês globalmente para começar e o Google planeja expandir para outros idiomas no futuro. Nos próximos meses, também continuarão refinando como o classificador detecta conteúdo inútil e lançaremos mais esforços para recompensar melhor o conteúdo que prioriza as pessoas.

Pronunciamento oficial do Google, em inglês.

Jonathan Mello

Analista de Mídias Sociais

2 a

Será o fim dos sites dependentes de AI Writers?

EVANDRO DE CRISTO

Gerente de Contas/Gerente de Negócios/Account Manager/KAM/Professor Apaixonado Pelo Cálculo.

2 a

Mais do que justo em valorizar o bem feito :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rafael Simões

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos