Novos índices de FIIs - Indústria 2.0
Recentemente a XP e a Suno anunciaram o lançamentos de novos índices de Fundos Imobiliários. Mas o que isso muda na prática e dia-dia do mercado?
Atualmente, o índice utilizado para comparação de fundos imobiliários é o IFIX. Esse índice é uma carteira teórica composta pelos maiores fundos negociados na bolsa. Por ser composto majoritariamente por fundos de tijolos, ele acaba não sendo na prática um bechmark 100% eficaz para os investidores que desejam aplicar em outra classe de ativos, como fundos de papel, por exemplo, pois acompanha o desempenho médio de FIIs de classes diferentes.
Entendendo essa nova realidade, a XP Investimentos anunciou recentemente que irá lançar 3 novos índices, sendo eles divididos por sua classe e considerando um retorno total:
- XPFI - índice que tem como objetivo acompanhar a performance das cotas dos fundos imobiliários mais líquidos negociados no mercado.
- XPFT - índice de fundos imobiliários de tijolo, que acompanha o desempenho médio das cotas dos fundos imobiliários de tijolo mais líquidos, ou seja, aqueles que investem em empreendimentos imobiliários físicos.
- XPFP - índice de fundos imobiliários de papel, acompanha o desempenho médio das cotas dos fundos imobiliários dos segmentos de recebíveis e fundo de fundos.
fonte: XP Investimentos
objetivo é construir índices mais restritivos que consigam expressar a direção do mercado, mais simples, e dentro de sua classe de ativos.
O 4º índice que chega ao mercado é o Suno30 FII’s, lançado pela Suno Research, esse será composto de trinta ativos dentre os fundos de tijolo, de papel e híbridos, que podem mesclar duas ou mais classes.
As instituições visam a criação de novos índices, cada um com suas próprias características e metodologias para ajudar o mercado e o investidor a fazer uma leitura mais detalhada daquele segmento específico.
Felipe Fleming
25/06/20