Novos modelos mentais da Transformação Digital
O interessante de trabalhar na indústria digital é poder participar de novos negócios e da disrupção de modelos mentais transformados em digitais.
O primeiro ponto é entender que certas obrigações podem virar benefício. A prova disso é a redução de custo imediato que a automação e/ou os processos digitais provocam no mercado.
Sou da época que os advogados passavam horas na fila das copiadoras para tirar cópia de processos e desenvolviam hérnia de disco por ficarem carregando pastas e pastas de processos para lá e para cá.
Se perguntarmos a qualquer advogado ou ao judiciário o valor do uso do Certificado Digital e dos processos eletrônicos ficaremos dias conversando sobre o assunto.
A área de saúde está caminhando no mesmo sentido com o prontuário, laudos, prescrições eletrônicas. Na educação com as Secretarias Acadêmicas Digitais, diário de classe, assinatura de diplomas com os alunos digitalmente no momento da colação - e modelos de autenticação tanto para os Cursos de Educação a Distancia (EAD) como para os presenciais - revolucionando o modelo acadêmico. As Juntas Comerciais com a abertura de empresas em processos totalmente Digitais, entre outras indústrias.
O mundo não tem mais espaço para o papel e a nuvem já é uma realidade implantada e está aí para isso, então a exploremos.
A transformação digital também faz parte dos Programas de Governo nos serviços públicos para levar de uma vez por todas acessibilidade ao cidadão, melhoria de qualidade nos serviços e redução de custos operacionais.
De acordo com o Fórum Mundial de Economia, as empresas que aderiram a transformação digital estão gerando 8% ou US$ 100 milhões a mais em ganhos operacionais a cada ano. Outros estudos apontam também que as companhias que entendem a importância de serem digitais são 26% mais lucrativas das que ainda resistem à mudança.
A tecnologia já nos invadiu, mas insistimos em alguns modelos mentais vintages, ou analógicos - digamos assim. Esse apego conforta principalmente a nós de eras mais tradicionais. Quanto mais leio sobre tecnologia, mais impressionada fico com já somos parte dela, ora refém dela.
Em um não tão breve, mas não tão longe, as crianças nascerão e receberão um chip que monitorará tudo no corpo, tornando- as um Big Data humano em tempo real capaz de ditar seu modelo de vida e consumo formatado uma a uma, conforme perfil.
São transformações tecnológicas que não temos como evitar, ou queremos evitar, apesar de querer evitar. Mas se todos já somos individualmente diferentes, então: Seja sempre você mesmo.
Ana Flávia Corujo
Gerente de Alianças Estratégicas Certisign
EXECUTIVO DE TI, CONSULTOR E MENTOR CTO - COO - CIO
7 aAna Flávia, ótimo artigo! Certamente a Postura e a Atitude de cada um nós será determinante na inclusão digital de nossos negócios e de nossos clientes. Além disso, somos agentes de mudança. Podemos colaborar com todos os aspectos de mudança ao nosso redor. Um abraço