Nutrição hospitalar; dificuldades no manejo e responsabilidades do nutricionista (Hospital nutrition; difficulties in management and nutritionist's re
A nutrição hospitalar vem ganhando cada vez mais destaque dentro da saúde e, por isso, os cursos de nutrição são um dos mais procurados no mercado atualmente.
O Nutricionista no ambiente hospitalar tem o papel de fornecer uma alimentação completa, independente de qualquer patologia/doença, a fim de restaurar e recuperar a saúde do paciente por meio da alimentação.
Para tanto, o nutricionista atua tanto no atendimentos aos pacientes nos leitos, quanto no Serviço de nutrição e dietética (SND, cozinha do hospital), cuidando da qualidade dos alimentos a serem produzidos.
Dificuldades no manejo
Na assistência nutricional hospitalar, a dificuldade de traduzir o conhecimento em ação muitas vezes leva ao manejo inadequado do paciente com desnutrição.
Nutrition Day, uma pesquisa transversal anual tem avaliado os cuidados nutricionais em instituições de saúde em 66 países desde 2006.
Embora os esforços iniciais tenham levado a uma maior conscientização sobre a desnutrição, ações corretivas locais específicas raramente foram seguidas.
Assim, reduzir a lacuna do conhecimento para a ação (KTA) no cuidado nutricional requer estratégias mais robustas e focadas.
O estudo mostra a estratégia, métodos, instrumentos e experiência de desenvolvimento e implementação do Nutrition Day 2.0, uma intervenção de auditoria e feedback que utiliza indicadores de qualidade e econômicos, feedback, benchmarking e estratégias de ação autodefinidas para reduzir a lacuna KTA na assistência nutricional hospitalar.
São usados uma abordagem de métodos mistos multiprofissionais baseada em evidências para desenvolver e implementar a nutrição Dia 2.0
Esta intervenção de auditoria e feedback é impulsionada por uma estrutura de conhecimento para ação complementada com uma análise robusta das partes interessadas.
Outras evidências foram sintetizadas a partir da literatura, pesquisas on-line, um estudo piloto, world cafés e feedback individual de especialistas envolvendo profissionais de saúde internacionais, cientistas de nutrição e pacientes.
O processo de desenvolvimento e implementação do NutritionDay 2.0 ao longo de três anos resultou em um novo questionário de auditoria baseado em 36 indicadores econômicos e de qualidade do cuidado nutricional em nível hospitalar, unidade e paciente, um novo relatório de feedback e benchmarking orientado para a ação e uma ação personalizável em nível de unidade modelo de plano.
A avaliação do Nutrition Day 2.0 está em andamento e incluirá a satisfação e a utilidade das ferramentas do Nutrition Day 2.0 e os efeitos de curto, médio e longo prazo na lacuna do KTA.
Na prática clínica, o Nutrition Day 2.0 tem potencial para promover mudanças comportamentais e práticas e melhorar os resultados dos cuidados de nutrição hospitalar.
Na pesquisa, os dados geraram avanços no conhecimento sobre desnutrição institucional e qualidade da assistência nutricional hospitalar.
A avaliação contínua da iniciativa revelará até que ponto a lacuna do KTA nos cuidados de nutrição hospitalar foi abordada e facilitará a compreensão dos mecanismos necessários para uma auditoria e feedback bem-sucedidos.
Nutrição Hospitalar
No ambiente hospitalar o nutricionista trabalha com uma equipe multiprofissional, médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, todos com mesmo foco, a recuperação dos pacientes.
Recomendados pelo LinkedIn
A nutrição hospitalar se baseia no acompanhamento completo do paciente,conhecendo inicialmente sua patologia/doença e realizando uma avaliação nutricional é possível determinar qual a melhor dieta e orientações nutricionais a serem seguidas.
A nutrição hospitalar vai muito além de uma sopa, pois cada dieta deve ser preparada com muito cuidado, atendendo às restrições de cada doença, mas com muito aroma, sabor e boa apresentação.
Um dos desafios com os quais se encontra o profissional é que os pacientes nem sempre se encontram muito dispostos a consumir comidas de hospitais, já que procuram por mais sabor, com diferentes temperos ou misturas, sempre dentro das restrições impostas pelo médico, o que é uma das situações mais comuns
Nutrição clínica hospitalar é uma das mais demandadas pelo mercado
A alimentação é uma das maneiras de assegurar a preservação da saúde, desde que se façam refeições balanceadas, caracterizadas pelo consumo equilibrado dos diferentes nutrientes.
Nesse contexto, cabe ao nutricionista a missão de prescrever e supervisionar as dietas mais adequadas a cada pessoa, especialmente nos casos em que elas estão sendo submetidas a um tratamento ou mesmo internadas.
Se você já atua na área, entenda como uma pós-graduação em nutrição clínica hospitalar pode ser interessante para a sua carreira, considerando-se o fato de que esse especialista é um dos mais procurados pelo mercado!
Entenda o que é nutrição clínica hospitalar
A nutrição clínica hospitalar se dedica ao acompanhamento dos hábitos alimentares de pacientes.
Não raramente, o especialista integra uma equipe multidisciplinar.
Para a elaboração do cardápio ideal, portanto, são consideradas as recomendações de outros profissionais da área médica.
É comum que a dieta contenha algum tipo de restrição, ou no outro extremo, o incentivo ao consumo de determinado nutriente.
Como exemplo, lembra-se que a ingestão de alimentos ricos em ferro é recomendada para pessoas com anemia.
Do mesmo modo, uma refeição que contenha vários tipos de vitaminas é essencial para reverter um quadro de desnutrição.
Além de cuidar para que o prato consiga suprir as necessidades específicas de cada indivíduo, o nutricionista ainda se depara com outro desafio: preservar o sabor da comida, a fim de estimular a pessoa assistida a seguir sua dieta corretamente.
Quais as principais responsabilidades do nutricionista?
Engana-se, porém, quem pensa que a montagem do cardápio é a única atividade desempenhada por este profissional.
Em seu dia a dia, o nutricionista também responde por muitas outras funções.
Ao término da pós-graduação em nutrição clínica hospitalar, o especialista também é o responsável por implementar e fiscalizar a adoção de boas práticas no que diz respeito ao preparo, manuseio e conservação de alimentos, sempre em consonância com as normas de higiene.
Além de estabelecer procedimentos para organizar o trabalho dos funcionários sob o seu comando, ele deve colaborar com as equipes responsáveis pela fiscalização e assegurar que todos os protocolos clínicos e exigências legais sejam cumpridos.