Nuvem não é para tudo, nem para todos
Parecia que essa história de nuvem/cloud vinha para resolver todos os problemas. Se fosse tão fácil como apertar o botão "migrar e reduzir custos", seria muito bom. Barreiras culturais e de processos ainda impedem um avanço maior de sua adoção. E não existe uma tecnologia isolada que resolva todos os problemas.
As empresas no Brasil já estão usando este modelo de consumo de tecnologia: pesquisa realizada com 211 executivos brasileiros de TI em 2015 pela PromonLogicalis aponta que 76% delas utilizam: crescimento de 64% em um ano. Mas o correto dimensionamento de recursos, integração e dependência entre aplicações e o gerenciamento dos elementos continuam sendo desafios.
É fundamental entender o quê e por quê mover sistemas para a nuvem, para ter uma solução verdadeiramente personalizada. Alguns passos podem ajudar:
1- entender o que há no ambiente, começando pelas aplicações, pois elas representam os processos de negócio e refletem diretamente a experiência do usuário;
2- escolher, dentre as diversas opções, quais soluções de nuvem no mercado devem ser combinadas para formar a solução única e personalizada para a empresa, a SUA nuvem híbrida;
3- gerenciar (quem e como) dinâmica e constantemente a estrutura de TI neste novo ambiente complexo.