O “ABCD” do Estilo de Liderança
1. Liderança Autocrática. Esse tipo de líder diz às pessoas o que fazer sem pedir a opinião delas. Embora economize tempo e forneça uma direção clara, pode promover baixo moral e engajamento dos funcionários. Não permite múltiplos pontos de vista nem o domínio da equipe, privando os funcionários de importantes oportunidades de aprendizado. Também encoraja a dependência do líder em questão. Esse estilo é mais eficaz quando decisões urgentes precisam ser tomadas em uma crise ou em situações de alto estresse em que os membros da equipe buscam clareza e direção forte. A liderança democrática impulsiona o engajamento dos funcionários, constrói a equipe e ajuda os indivíduos a aprender e se desenvolver. Como esse estilo envolve a equipe, geralmente resulta em maior satisfação no trabalho e retenção de funcionários. Ele aproveita as diferentes áreas de especialização dos membros da equipe e permite que muitas opiniões diferentes sejam ouvidas. Como depende menos de indivíduos específicos para obter resultados, no entanto, pode ser mais demorado. A solução exigia agilidade de liderança.
2. Liderança Burocrática. Esse estilo envolve o uso de procedimentos e o estabelecimento de um plano escrito passo a passo para alcançar o sucesso. Uma forma de liderar orientada por processos, minimiza erros e permite uma tomada de decisão rápida. Ele fornece clareza sobre os vários papéis no processo e oferece melhor controle de riscos, evitando também a redundância. Mas manter procedimentos definidos pode ser rígido. Limita as perspectivas, o que pode significar a perda do quadro geral e a manutenção do status quo – tudo em detrimento da situação. Esse método geralmente é menos motivador para os membros da equipe e também não constrói relacionamentos dentro da equipe. Ainda assim, se um projeto for particularmente complexo ou técnico, a precisão dos procedimentos definidos pode ser útil, especialmente quando o ambiente exige alta conformidade regulatória, como em bancos e seguros.
3. Liderança Carismática. Esse estilo aproveita a energia pessoal e o entusiasmo para manter os funcionários motivados e seguindo em frente. Pode criar positividade, impulso e alto engajamento, mobilizando uma equipe para ser mais inovadora e criativa. Este método também promove altos níveis de retenção de pessoal. Por outro lado, a liderança carismática às vezes pode ser de curto prazo, criando seguidores cegos e irrefletidos entre os funcionários. Esse estilo pode resultar em falta de detalhes e/ou documentação e pode levar mais tempo para alcançar os resultados. Alguns líderes que usam esse estilo podem ser vistos como superficiais e acabar sendo mais apreciados do que respeitados. No entanto, esse estilo pode ser especialmente útil quando o moral da equipe precisa de um impulso ou quando a adesão pode ser difícil, como quando a empresa ou divisão está enfrentando uma grande mudança.
Liderança Democrática. Nesse estilo, um líder pede informações aos outros antes de tomar uma decisão. A liderança democrática impulsiona o engajamento dos funcionários, constrói a equipe e ajuda os indivíduos a aprender e se desenvolver. Como esse estilo envolve a equipe, geralmente resulta em maior satisfação no trabalho e retenção de funcionários. Ele aproveita as diferentes áreas de especialização dos membros da equipe e permite que muitas opiniões diferentes sejam ouvidas. Como depende menos de indivíduos específicos para obter resultados, no entanto, pode ser mais demorado. Também pode parecer sem direção às vezes, pois um consenso pode não ser alcançado por algum tempo. Também pode haver falta de propriedade e responsabilidade, porque a responsabilidade não para com nenhum indivíduo específico. Esse estilo funciona bem quando se trabalha com um grupo de membros da equipe que têm boa experiência no trabalho em questão e podem fornecer informações valiosas. Também é um estilo excelente quando você é recém promovido e trabalha com ex-colegas que de repente se tornaram seus subordinados diretos.
E você? Qual desses quatro estilos de liderança você mais usa e quanta agilidade de liderança você exibe?
Estime a porcentagem de tempo que você usa cada um dos quatro principais estilos de liderança. Escreva suas porcentagens aqui para que elas somem 100%:
Estilo corrente atual gasto
Estilo de liderança Autocrática _______%
Estilo de liderança Burocrática _______%
Estilo de Liderança Carismática ______%
Estilo de Liderança Democrática _____%
Recomendados pelo LinkedIn
100%
Agora, peça a alguém que peça a seus subordinados diretos que concluam o mesmo exercício sobre você, avaliando como eles vivenciam sua mistura de uso de estilo como líder. Faça uma média direta de todas as suas respostas e analise os resultados.
Qual estilo seus subordinados acham que você mais usa, o segundo, o terceiro e o quarto? Compare as respostas deles com as suas e pergunte a si mesmo:
● Qual estilo de liderança você usa com mais frequência, de acordo com sua equipe? Qual é o seu segundo estilo de liderança mais usado?
● Você está confiando demais em um ou dois estilos?
Agora, sente-se e considere: que porcentagem de cada estilo você acha que é ideal, considerando sua posição atual e sua equipe atual?
Anote suas porcentagens de “objetivo” para cada estilo – a porcentagem de cada estilo que você sente ser mais apropriado para alguém do seu nível e posição. Use-os como sua nova orientação em termos de ajuste do estilo de liderança.
_ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DIRECIONADA
para novos líderes.
by Daniel Luz | daniel@burh.com.br