O abismo entre quem você é e quem você gostaria de ser – o que te diferencia dos seus ídolos?

O abismo entre quem você é e quem você gostaria de ser – o que te diferencia dos seus ídolos?

Carlos Drummond de Andrade nos disse: “no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Mas eu te digo, a verdade é que: “no meio do caminho tem um abismo, tem um abismo/buraco negro/portal para o fundo do poço no meio do caminho”.

Com toda sua liberdade poética, nosso amigo Carlos falava sobre as dificuldades que inevitavelmente encontramos nos caminhos da vida e a verdade é que ele não poderia estar mais certo, nosso caminho nunca será completamente suave e nossa provação constante na vida é como enfrentamos e lidamos com os obstáculos que aparecem.

A persistência e resiliência diante das dificuldades são qualidades essenciais, elementos básicos para a sobrevivência na vida adulta, mas isso já sabemos, da mesma forma como sabemos que essas dificuldades não são única e exclusivamente nossas. Não somos o centro do mundo, alvos de toda fúria do universo, então aquela frase “isso só acontece comigo” não cola aqui. Todos nós passamos por dificuldades, problemas, provações, então não se sinta e não se faça um mártir.

Entretanto, no meio do caminho também existe um abismo e ele, geralmente muito mais difícil de superar do que as tão faladas pedras, é o que está entre quem você é e quem você gostaria de ser, é o primeiro passo da sua jornada e vira e mexe o que aparece nos momentos mais obscuros da nossa trajetória. É esse abismo que diferencia você do seu ídolo, seja ele quem for, é o que determina como sua vida irá se desenrolar e é a forma como você lida com ele que determinará o seu futuro, suas conquistas, suas realizações.

Esse abismo é o medo! Medo de errar, medo de ser, medo de perder, medo de enfrentar, medo de querer, medo do desconhecido, dentre outros inúmeros medos que não caberiam falar aqui.

Não se engane, todos os que habitam esse planeta sentem medo, inclusive seus ídolos, seus chefes, seus professores, seus pais, mesmo que ele se manifeste de forma singela, como uma segunda olhada no material de apresentação ou um frio na espinha antes do lançamento daquele produto, daquele vídeo, daquela nova música.

Diante de um abismo, assim como do medo, temos algumas possibilidades, a primeira é parar, sentar e se lamentar, ir para longe, é culpar o caminho, nessa hipótese tudo é difícil demais, impossível de ser superado e nada acontece. Você continua vendo seus heróis de longe e imaginando como eles foram capazes de chegar ali.

Mas para aqueles que decidem superá-lo existem várias outras possibilidades, a primeira delas é tentar contornar o abismo, caminho lento, seguro, demorado, mas que eventualmente vai te fazer chegar do outro lado; a segunda, seria construir uma ponte, caminho novo, diferente, que exige muito esforço, mas que irá te ensinar várias coisas no meio da jornada; ou, para aqueles já mais à vontade diante do abismo, reunir forças e pular de uma vez só todo aquele espaço diante de si, é rápido, prático, mas também arriscado.

Uma vez ultrapassado o medo, você verá que nada te impede de ser quem você quiser ser, de conquistar aquilo que você mais deseja, de ser excepcional. Claro, existem as circunstâncias desfavoráveis, não é porque não há medo que o caminho será fácil ou rápido, mas o primeiro passo da sua jornada em busca de quem você gostaria de ser, será dado.

Passamos tanto tempo das nossas vidas com tanto medo de errar que por vezes nos condicionamos a acreditar que é impossível conquistar determinada coisa ou chegar ao mesmo nível de alguém. Colocamos pessoas de sucesso em um patamar surreal, em um pilar superior ao do ser humano normal que nós, reles mortais, nunca seriamos capazes de atingir.

Esquecemos que pessoas de sucesso algum dia também foram novos adultos no começo da vida e da carreira, que tiveram que batalhar para estar a onde estão, todos eles começaram de algum lugar vendo seus próprios ídolos no patamar a onde gostariam de chegar (INCLUSIVE, aqueles que tiveram qualquer ajudinha a mais em sua trajetória), e enfrentaram o medo de falhar e nunca atingir seus sonhos.

Vale dizer, que não é a ausência do medo que faz um ser humano de sucesso, mas sim a forma como você decide viver com ele e o que você decide fazer APESAR dele.

Mas acredite, uma vez superado o abismo que te separa agora do seu futuro, você, assim como Carlos Drummond de Andrade, “nunca se esquecerá desse acontecimento, na vida de tuas retinas tão fatigadas, nunca se esquecerá que no meio do caminho tinha um abismo” e que você foi capaz o suficiente para superá-lo e seguir em frente.

Geraldo Júnior

MBA Gestão de projetos | Green Belt Lean Six Sigma | Kaizen | Gerente | Relacionamento com o cliente | Customer Success

5 a

Parabéns Letícia Rezende! Excelente artigo! "Ao infinito e além!!!" (Toy Story) Mesmo com medo...

João Marques dos Passos

Professor Universitário - Diretor da MPJ Consultoria Financeira Ltda - Consultor Financeiro

6 a

Liberdade para aplicar o que você conhece através de experiências adquirida durantes os anos.

Isadora Ribeiro

Advogada especialista em MBA Executivo e Direito Notarial

6 a

Inspirador, parabéns por seu texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos