O advogado do (futuro) hoje
É inegável que a sociedade já está, ou ao menos caminha a largos passos rumo à 4ª Revolução Industrial, expressão desenvolvida por Klaus Schwab, em sua obra “A quarta revolução industrial”, a qual implica em novo modelo econômico e verdadeira quebra de paradigma que transforma, de maneira substancial, as relações sociais e profissionais.
Criam-se, a todo instante, modelos de negócios disruptivos e inovadores, que cada vez mais quebram com padrões antigos e burocráticos em prol da efetividade da prestação de seus serviços. Nesse contexto, não se poderia esperar menos do advogado contemporâneo do que sua adequação à era 4.0.
Nesse panorama, almeja-se não mais por meras palavras bonitas, uma enxurrada de jargões jurídicos, ou por textos extensos e redundantes. Na verdade, o “menos é mais”, e, a depender do cliente ou do destinatário final, quanto mais visual for um contrato, ou mesmo uma petição – utilização de legal design, canvas jurídico e visual law –, mais eficaz será a mensagem a ser passada.
O Direito, apesar da convencional visão engessada da própria Academia, precisa passar por profundas transformações, a fim de que cumpra com o seu propósito de acompanhar as demandas sociais. Nesse sentido, é improtelável a criação de um novo modelo (jurídico) de trabalho, em que, tão importante quanto o desenvolvimento das hard skills, seja também o das soft skills.
Ante esse quadro, ao advogado do hoje não cabe mais se restringir ao seu “quadrado”, mas ter a compreensão e visão de um todo sistêmico, não devendo apenas “mostrar as cartas” ao cliente e usar o seu bom e velho “juridiquês”, mas entender a dor do cliente, atuando como cocriador de soluções que atendam às expectativas desse, e que agreguem valor para seus respectivos negócios.
Isto somente se tornará possível a partir do momento em que a inovação, as soluções tecnológicas, a empatia, o espírito de colaboração e a integração sejam adotados como vetores de atuação profissional.
Sócio Fundador do melhor escritório de Advocacia do Centro-Oeste em Direito Previdenciário e Direito empresarial público em 2024: Bocayuva Advogados Sócio Fundador: Yuve Investimentos
4 aYasmin, muito obrigado pela menção. Somos nós os protagonistas da utilização da tecnologia no direito. Temos muito a fazer! Vamos juntos!