“O Agronegócio sustenta a
esperança de tempos melhores”

“O Agronegócio sustenta a esperança de tempos melhores”

Marcos Matos - CEO Cecafé

O título desse artigo é a assinatura do cartão de boas festas da ABAG/RP - Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto desde 2002, e continua apropriado para o momento que o Brasil atravessa. O país é hoje, sem contestação, uma grande potência na produção de grãos, fibras, café, carnes, açúcar, biocombustíveis e também na geração e difusão de conhecimento e tecnologia para o agro. A competitividade do agronegócio é resultado da tecnologia empregada no campo; da eficiência da produção; da organização dos produtores em cooperativas e associações; e da presença de instituições de ensino e pesquisa de excelência. O protagonismo assumido pelo Brasil e reconhecido internacionalmente levou o país a ser impelido pela Organização das Nações Unidas, ONU, a suprir em 40% a demanda de alimentos da crescente população mundial, que deve passar dos atuais 7 para quase 10 bilhões de habitantes em 2050. Uma tarefa exequível, mas que é precedida por um desafio imediato atuar na questão da segurança alimentar, 800 milhões de pessoas se encontram em estado de miséria no mundo. O desafio é imenso para o Brasil e os outros países, já que as áreas para produzir estão cada vez menores, e ainda é preciso produzir ao mesmo tempo em que se preserva. Aumentar a produtividade tendo como foco na sustentabilidade. Mas os desafios para nosso agronegócio não estão em 2050, estão em 2017. Vencer as dificuldades dentro de casa. O Brasil precisa de um projeto de longo prazo, com políticas de Estado que signifiquem renda para os produtores, que lhes ofereça um sistema integrado e moderno de crédito e de seguro rural, segurança jurídica, defesa sanitária, ampliação da infraestrutura e mercado para seus produtos. Precisa de políticas econômicas alicerçadas na estabilidade e transparência para a formação de um ambiente favorável aos negócios e que atraia novos investimentos. O Brasil precisa, enfim, do engajamento entre o setor público e privado. Que 2017 seja o início de novo momento para o agronegócio brasileiro!

O agro é o único setor dinâmico da economia brasileira.

Ótimo artigo! O agro é e será a máquina propulsora da economia brasileira! Com os investimentos e com a atenção necessária, conseguiremos suprir a demanda mundial por alimentos, de uma maneira eficaz e eficiente, de forma sustentável e respeitando a natureza.

Carlos Cintra

GRADUADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS AGRÁRIAS PÓS-GRADUADO EM SAÚDE PÚBLICA E AMBIENTAL

8 a

O agro responsável da certo sim, mas o agro criminoso que desmata, o agro formador de quadrilha mata ambientalista esse não....

O agro é o Brasil que sempre dá certo!!! Falta agora operações de café no mercado de capitais.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcos Antonio Matos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos