O Amor é, realmente, a melhor resposta para todas as perguntas?

O Amor é, realmente, a melhor resposta para todas as perguntas?

Eis a questão! Vivemos em tempos de tantas tribulações, de tantos conflitos, de tanta revolta, que é difícil acreditar nessa frase... Vou confessar a você que eu mesmo a questionava até a última semana da minha vida. Alguma coisa mudou em mim e acho que para melhor!

Foi na nossa viagem a Jerusalém, quando, em boa parte do tempo, ouvimos falar de conflitos, de diferentes pontos de vista e vivenciamos um mesmo local com culturas e povos tão diferentes. Algo, que talvez ainda não saiba explicar usando a lógica formal, mudou dentro de mim. Algo fez com que eu  tenha mudado, de alguma forma.

Sempre fui uma pessoa que acreditou que para tudo tinha limites, que o regulador de tudo seria o bom senso. E, até para o amor existiria regras. O que adianta dar amor para quem não retribui? O que adianta ter uma atitude de não revide para quem te ataca? Porque não desejar mal para quem te prejudica? Tudo teria um limite...

Agora, penso diferente! Tenho uma certeza que ainda não compreendo... É a de que, sim, o caminho do bem e do amor é sempre a melhor escolha e a melhor solução! Mas, agora, você deve estar me perguntando: Como seguir esse caminho em uma ambiente tão atribulado? Como manter o coração em paz e leve, em um país de tantas injustiças? Por isso, resolvi escrever 5 regrinhas básicas que estou implementando com mais força na minha vida. Elas podem ser uma ajuda para você que, de alguma forma, também acredita que o caminho do amor é a melhor solução!

Aí vão elas:

1 – Decida, sempre, se perguntando se na sua ação existe alguma sinergia com o Amor ao Próximo e a Si Mesmo. Se não, redefina a forma de fazer.

Se não existe amor, não existe luz e a plantação será feita em solo rochoso! Sim! Você pode até achar e fazer com amor simples ações cotidianas... Mas, escolher um caminho ou outro pode fazer a diferença na vida de uma terceira pessoa.

Procure, mesmo que indiretamente, beneficiar outra(s) pessoa(s). “Compre” o que precisa, mas tenha também a intenção de ajudar quem está “vendendo”. Acrescente um sorriso nos seus contatos. Às vezes, tudo que a outra pessoa precisa, naquele dia, é um olhar caridoso ou um sorriso bondoso. Nisso, nunca economize!

Também não esqueça de dar a amor a si mesmo! Isso é fundamental! Aquele passo que você está dando ou aquilo que você está consumindo, realmente está te fazendo bem? Lembre-se que você deve estar bem para ajudar ao próximo.

2 – Cultive sua intuição, aprenda ouvir seu coração e a perguntar para o universo.

“Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia”, já dizia William Shakespeare!

Alguma vezes, nossa intuição “grita” e diz para não seguirmos determinado caminho. Mas, como essa mensagem não é recheada com a lógica, a gente vai lá e faz. E, depois nos arrependemos... Quem aqui já não passou por isso?

Nem sempre os recursos da lógica formal nos levam ao melhor caminho. Nem sempre o que nos é “pré-moldado” e segue a sequência intelectual é o melhor caminho para as nossas vidas. Quantas vezes o destino nos prega peças e a ajuda que estamos esperando aparece de onde a gente menos espera!? Procure cultivar a sua intuição e perguntar para ela, mentalmente, suas respostas. Acredite! Independente da sua crença religiosa, uma vozinha lá no fundo vai te ajudar!

3 – Seja estratégico, evite situações de ódio e não deixe a cólera te desviar do seu caminho

Hoje, é muito fácil cair nessa armadilha. Há pessoas destilando ódio e promovendo discórdia. Isso pode chegar até você através de uma conversa no seu ambiente de trabalho, no encontro com a família no final de semana ou, até mesmo, olhando os posts nas suas redes sociais.

Escolha bem suas batalhas, pensando nos benefícios que as mesmas, realmente, podem te trazer. É fácil a gente cair nesses campos minados... O melhor a fazer? Evite pessoas tóxicas! Lembre-se que, em boa parte do tempo, você pode escolher quem te cerca. Às vezes, não é possível... Mas, o sendo, escolha a companhia das pessoas positivas, com sua sintonia e vibração semelhantes a sua.

De forma bem prática, por exemplo, escolha as pessoas que te cercam nas redes sociais. Deixe de seguir pessoas que destilam o ódio e que podem, por ventura, te fazer mal.

Escolha, sempre que possível, boas companhias, e facilite sua caminhada!

4 – Decida pelo caminho que você vai beneficiar um maior número de pessoas

Vivemos em sociedade! O que nos diferencia dos outros animais é a nossa capacidade de nos organizarmos em grupos sociais. Você já imaginou como sua vida seria difícil se você fosse o único ser humano da Terra? Sem casa, sem ajuda, sem pessoas a seu redor, sem mesmo o meio que você está lendo essas palavras agora...

Quanto melhor a convivência, organização e prosperidade do seu grupo social, mais benefícios e facilidades você receberá de volta. Quanto mais pessoas você ajudar, melhor vai ser o seu meio social e mais benefícios você vai colher dele.

Não espere de governos e de terceiros o que você mesmo pode fazer! Deixe de reclamar, muitas vezes mesmo que inconsciente, e faça a sua parte. Quanto mais forte for a sociedade que você está inserido, mais forte indiretamente será você!

5 – Confie e tenha visão de longo prazo

Não construa seus castelos em solo arenoso...

Muitas vezes, nos parece claro que o caminho errado que é o certo. Nos parece que aquela atitude que parece nos beneficiar ou que mata nossa fome do dia, é a melhor e a que vai nos fazer seguir em frente. Coloque o longo prazo na sua vida!

Em 100% dos casos, usar a estrada do amor lhe trará a melhor resposta, mesmo que a curto prazo te pareça que é exatamente ao contrário. Acredite e tenha fé! Não é só nos desenhos animados que o bem vence o mal, apesar de que em algum momentos parecer que sim. Confie no bem a longo prazo, ele não vai te decepcionar!

Aproveito para te dar um presente especial, um livro digital chamado “OS 3 SEGREDOS PARA VOCÊ PROMOVER QUALQUER MUDANÇA NA SUA VIDA”. São anos de experiência divididos numa ferramenta gratuita pra você aplicar agora mesmo na sua vida. O link está AQUI. Ele é para quem está insatisfeito com seu momento atual e sonha em fazer uma mudança de vida ou carreira. Foquei em criar um material simples, de leitura rápida e leve, que possa ser consumido em questão de minutos.

Leia o livro digital como complemento deste artigo, reflita sobre a sua forma de se relacionar e me conte aqui nos comentários ou mesmo por mensagem privada seus insights. Vou adorar saber e conversar com mais profundidade sobre o seu momento e suas experiências.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos