O Analista de Negócios também atua na Acreditação Hospitalar.
Assim como, para as empresas em geral, existem as Certificações ISO e de Qualidade, para a área da saúde foi criada, pelo Ministério da Saúde, a Acreditação Hospitalar que foi criada e acabou se constituindo em um marco orientador para vários programas de incremento da eficiência, eficácia e efetividade dos hospitais.
Segundo o Manual da Acreditação do Ministério da Saúde, a organização hospitalar é considerada um sistema complexo, onde as estruturas e os processos são de tal forma interligados, que o funcionamento de um componente interfere em todo o conjunto e no resultado final, sendo assim, neste processo, não se avalia um setor ou departamento isoladamente.
O Processo de Acreditação é um método de consenso, racionalização e ordenação das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares e, principalmente de educação permanente dos seus profissionais.
A implantação bem sucedida da Acreditação Hospitalar, passa pela análise dos processos, envolvendo todos os funcionários e a diretoria, para visualizar e direcionar estes processos na direção das orientações do Manual da Acreditação Hospitalar.
Vale lembrar que a Acreditação é um processo educativo, que deve ser mantido e renovado frequentemente.
Depois de terminada a implantação, para obter o Certificado de Acreditação Hospitalar, a instituição prestadora de serviços de saúde deve contratar uma Instituição Acreditadora que coleta as informações necessárias da Organização Prestadora de Serviços de Saúde para formular a proposta;
Aceita a proposta, a Instituição Acreditadora solicita alguns documentos e envia o contrato para a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Organização Prestadora de Serviços de Saúde faz a inscrição junto à ONA.
Porquê investir na Acreditação Hospitalar ?
Os primeiros ganhos estão na racionalização dos processos, com participação dos funcionários, gerando neles uma responsabilidade e uma satisfação por saber que ajudaram na definição dos processos e se sentem responsáveis por eles.
Esta participação e a redefinição dos processos, geram uma economia em materiais ocasionada pela diminuição do retrabalho e pela qualificação dos processos.
Logo, esta diferença na qualidade e agilidade dos processos, será notada pelos clientes, que divulgarão estas vantagens para outros.
Isto também ajudará na resolutividade dos casos, o que será o mais importante valor a ser acrescentado à instituição.
Então, satisfação dos trabalhadores, aprovação dos clientes e economia de insumos, são alguns dos ganhos de valor que devem ocasionar um incremento no faturamento e crescimento nos lucros, se houver uma implantação bem planejada e executada da Acreditação Hospitalar.