“O APRESSADO COLHE FRUTOS!”
Com certeza você já ouviu esse ditado em uma outra versão. Na versão tradicional, somos encorajados a irmos devagar rumo aos nossos objetivos. Quem sou eu para questionar?!
Aliás, concordo em partes com tal versão, pois de fato não dá para sair “queimando cartuchos”, em tentativas aleatórias, sem preparação alguma em busca do seu objetivo.
PORÉM, o que tenho visto em minhas andanças, e notado em pessoas com quem converso, é que muitas vezes ficam aguardando o momento perfeito para “dar o bote” e ter sucesso nessa perseguição.
Momento perfeito? Alguém consegue definir isso para mim?
Não dá para esperar atingir à perfeição para buscar o seu lugar ao sol, porque ela nunca virá. Quando você achar que sabe tudo o que precisa, outras necessidades surgirão, e mais uma vez você será desencorajado à agir. O mundo está em constante mudança, assim como as necessidades.
Vou contar uma história breve que li outro dia.
O Ronaldo Fenômeno, aquele que foi pentacampeão mundial com a seleção brasileira, sendo o artilheiro da copa. O mesmo que conquistou por 3 vezes o título de melhor jogador do Mundo, e que nos encantava com os seus lindos dribles e gols. Pois bem, todos sabem da sua origem humilde, mas o que poucos sabem é que quando ele era menino, participando de peneiras em busca de um clube, ele se valeu da máxima de que “O MELHOR MOMENTO É AGORA!”. Te conto como:
Em uma das peneiras que participou, Ronaldo estava se sentindo acuado pela qualidade técnica dos atacantes daquele clube, e pensou que além de muitos, os atacantes eram muito bons, e pensou que se optasse por jogar no ataque teria a concorrência daqueles meninos, e dificilmente teria sucesso na peneira, apesar de a sua posição de origem ser atacante também.
Então, naquele momento de distribuição dos coletes para o início da partida de avaliação, o técnico o perguntou. “O menino, qual a sua posição?” E sem pestanejar ele respondeu: “Goleiro!”. Isso mesmo, vendo que a concorrência para goleiro era zero, ele optou por usar a chance que estava tendo de uma forma mais conservadora, mas ainda assim estava agindo em direção do seu objetivo.
Depois de ser aprovado na peneira, no dia-a-dia dos treinos, o técnico foi percebendo que aquele goleiro era muito habilidoso, e começou a colocá-lo para treinar com os atacantes.
O resultado????? Está escrito no início desse texto.
Enfim, em suma, o momento perfeito é o agora. Não adianta ficar treinando eternamente para tentar buscar o seu objetivo. É importante jogar, ousar, pois a tal perfeição vem com a prática, e à cada nova necessidade que o mundo venha a nos demandar, é jogando que vamos aprender e até mesmo ditar moda.
Espero ter contribuído, e se você que está lendo esse texto estiver em um momento desse, experimente ousar. Iniciar a partida, ainda que, mesmo com muito conhecimento, julgue não estar preparado.