O Engenheiro Avaliador/Perito e as Patologias na Construção Civil
Imagem da Internet

O Engenheiro Avaliador/Perito e as Patologias na Construção Civil

INTRODUÇÃO

Não é incomum obras serem realizadas sem projetos, sem o acompanhamento do profissional habilitado (engenheiro/arquiteto), sem fiscalização e até mesmo sem a utilização básica de materiais a fim de obter o mínimo de segurança para a obra no final.

Porém, também é verdade que muitas obras que possuem projetos e até o profissional habilitado são mal executadas e/ou possuem falhas de projeto.

As consequências de ambas as situações serão o aparecimento de diversos problemas e entre eles as patologias da construção civil.

O termo patologia, mais comum na medicina, é um estudo de doenças que na construção civil está relacionada aos danos ocorridos em edificações.

O Avaliador/ Perito engenheiro que vai realizar uma perícia/estudo sobre determinada situação em uma edificação, precisará ter conhecimento sobre as reações patológicas nas edificações, para assim poder identificá-las e certificar-se de que estará apresentando no seu laudo o diagnóstico, prognóstico e as possíveis ações recomendadas para cada caso.


PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

CONCRETO ARMADO E PROTENDIDO

  • O concreto armado e protendido são tecnologias utilizadas nas edificações a fim de aumentar as resistências à compressão e tração. O concreto armado é de uso mais comum em obras de pequeno porte (residências/lojas), possui baixo custo, boa resistência à compressão, ao fogo e à água. O concreto protendido é mais indicados para edificações de grande porte (shoppings/ pontes/ Grandes edifícios). O Concreto Protendido, especialmente com cordoalhas engraxadas, vem sendo cada vez mais aplicado no Brasil e no mundo.

AGENTES PATOGÊNICOS

Um patógeno é uma espécie de agente infeccioso (vírus, bactéria, protozoário ou fungo). Quando um agente patogênito entra em contato com o concreto ou argamassa logo começam aparesentar manchas escuras ou esbranquiçadas, assim como, placas esverdeadas.

  • LIXIVIAÇÃO

"Mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, carbônicas agressivas, ácidas e outras. Para prevenir sua ocorrência, recomenda-se restringir a fissuração, de forma a minimizar a infiltração de água, e proteger as superfícies expostas com produtos específicos, como os hidrófugos."

  • EFLORESCÊNCIA

Patologia que manifesta pelo surgimento de depósitos salinos brancos sobre a superfície podendo levar à degradação do concreto. Quando há percolação da água nos poros do concreto ocasionada pela LIXIVIAÇÃO, ocorre o dissolvimento dos sais presentes no cimento e na cal, marjoritariamente do hidróxido de cálcio. Então, esses sais são conduzidos até a superfície durante a evaporação da água através da percolação. Após a evaporação da água, os sais cristalizam-se, no qual formarão as manchas de cor clara (esbranquiçadas).

Pontos das causas da eflorecência:

➢Percolação de água (obrigatório)

➢idade da construção;

➢clima;

➢materiais;

➢execução;

➢uso do edifício; e

➢manutenção

  • CORROSÃO DAS ARMADURAS

Quando há a presença de umidade que atravessam o concreto e chegam às armaduras inicia-se o processo corrosivo das mesmas. A presença do oxigênio possibilita a formação de óxido de ferro, segundo a reação:

2Fe + O 2 + 2H2O -> 2 Fe(OH)2

Quando a película protetora da ferragem é corrompida, logo será vissível a ação por carbonatação e a ação de cloretos.

  • FISSURAÇÃO ESTRUTURAIS

Possíveis causas: Cargas na estrutura; Recalques; Retração plástica; Assentamento do concreto fresco; Restrição à deformaçãopor variação detemperatura; Oxidação das armaduras.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem da Internet








ALGUNS TIPOS DE PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem da Internet


1 Trincas, Fissuras e Rachaduras

2 Infiltração

3 Carbonatação

4 Destacamento

5 Gretamento

6 Bolhas

7 etc

Os sintomas patológicos podem se manifestar tanto nas estruturas de concreto, assim como, nas metálicas e madeira, também nas fundações e acabamentos das edificações.

COMO EVITAR O APARECIMENTO DE PATOLOGIAS NAS CONTRUÇÕES

O que contribui de forma direta para o aparecimento das patologias:

  • Falhas de execução;
  • Qualidade baixa dos materiais ou serviços prestados;
  • Manutenções inadequadas ou inexistentes;
  • Mau acondicionamento de matérias-primas;
  • Não cumprimento de normas técnicas;
  • Erros de manipulação ou utilização;
  • Falta de atenção ou comprometimento.

É possivel evitar o aparecimento da ação patologica com algumas medidas, sendo elas:

  • Evitar falhas de execução;
  • Contratar profissionais capacitados e habilitados para fazer os projetos e execução;
  • Fazer o uso das normas técnicas;
  • Evitar erros de projetos;
  • Fazer manuntenções periódicas.

Quando o problema já existe, certamente um engenheiro perito será chamado a fim de que seja feito o diagnóstico, o prognóstico e a identificação das possíveis ações para solução do problema.

Nestes casos, o engenheiro perito/avaliador poderá, após vistorias e solicitação de possíveis ensaios laboratoriais, apresentar como solução:

  • Reparo: Quando é possível uma simples correção sem que haja a necessidade de demolir e recostruir.
  • Recuperação: Situação que pode exigir demolição parcial e/ou total a fim de devolver a integridade das peças estruturais incluindo a vida útil inicial.
  • Reforço estrutural: Quando há a necessidade da recomposição da geometria das peças antecedida do tratamento. 

CONCLUSÃO

As patologias na construção civil, apesar de serem evitadas, em alguma fase da vida útil da edificação poderá aparecer. O uso de boas práticas como, por exemplo, a manuntenção, pode retardar as ações patológicas. Todavia, quando o problema já existe, não há outra maneira a não ser a de encarar a situação na busca de ações corretivas para evitar um possível rompimento, seja estrutural ou de fundação.

Para isso, o engenheiro especialista deve ser contratado para averigar o problema. Em muitas situações as ações corretivas serão mais simplicadas, como o reparo, por exemplo, ou ainda podendo ser necessário um novo projeto e a demolição para reconstruir a edificação. Em todo o caso, o engenheiro habilitado, poderá, através de ensaios, o uso de normas e afins, indicar qual a melhor ação a ser tomada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

1. ABEF (Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações). Manual de Especificações de Produtos e Procedimentos – Engenharia de Fundações e Geotecnia. 3ª edição. São Paulo: PINI, 2004. 410p.

2. ABNT NBR 6118:2014 “Projeto de estruturas de concreto – Procedimento”.

3. ABNT NBR 6121:1991. Estacas - Prova de Carga.

4. ABNT NBR 6484:1980. Execução de Sondagens de Simples Reconhecimento dos Solos.

5. ABNT NBR 6489:1984. Prova de Carga Direta sobre Terreno de Fundação.

6. ABNT NRB 9603:1986. Sondagem a Trado.

7. ABNT NRB 9604:1986. Abertura de Poço e Trincheira de inspeção em Solo, com retirada de amostras Deformadas e Indeformadas.

8. ABNT NBR 12069:1991. Ensaio de Penetração de Cone In Situ (CPT).

9. ABNT NBR 12655:2015 “Concreto de cimento Portland - Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento”.

10.ABNT NRB 13208:1994. Ensaio de Carregamento Dinâmico.

11.ABNT NBR 14931:2004 “Execução de estruturas de concreto – Procedimento”.

12.CBIC Desempenho de edificações habitacionais: guia orienta para atendimento à norma ABNT NBR 15575/2013. Câmara Brasileira da Indústria da Construção.—Fortaleza: Gadioli Cipolla Comunicação, 2013.

13.Alonso, Urbano Rodriguez (1991). Previsão e Controle das Fundações. Ed. Edgard Bluncher Ltda.

14.Bertolini, Luca (2010). Materiais de Construção: Patologia, Reabilitação, Prevenção. São Paulo. Oficina Textos. 414p.

15.Canovas, M.F.(1989). Patologia e Terapia do Concreto. São Paulo. Pini.

16.Cunha, Albino Joaquim Pimenta, Lima, Nelson Araújo, Souza, Vicente Custódio Moreira de. (1998). Acidentes Estruturais na Construção Civil, Volumes 1 e 2. São Paulo: PINI. 201p.

17.Del Mar, Carlos Pinto (2007). Falhas, Responsabilidades e Garantias

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos