O Avanço da Inteligência Artificial: Como ficar atualizado sem pirar na tentativa!

O Avanço da Inteligência Artificial: Como ficar atualizado sem pirar na tentativa!

Sejamos sinceros, acompanhar o avanço da Inteligência Artificial (IA) hoje em dia é como tentar beber água de uma mangueira de incêndio. Todo dia surge uma novidade, um novo modelo, um algoritmo mais inteligente, ou um robô que cozinha melhor do que a gente (não que isso seja um grande feito, no meu caso, mas ainda assim...). A sensação é que, por mais que estejamos usando a tecnologia mais moderna do mercado, já estamos obsoletos no minuto seguinte.

O que está acontecendo com a IA?

O crescimento da IA está tão acelerado que, às vezes, parece que ela tem um turbo que a gente não tem. Se fosse uma corrida, a IA estaria dirigindo uma Ferrari com pneus Delinte e nós estaríamos... sei lá, numa bicicleta com um pneu furado. Esse crescimento se deve ao avanço de algoritmos, ao aumento do poder computacional e, claro, à quantidade absurda de dados que estamos produzindo todo dia (alguém mais preocupado com o quanto a gente deixa de rastro digital por aí?).

Mas o resultado disso é que a cada dia um novo modelo surge para resolver problemas complexos. Tem IA para criar texto, gerar imagens, prever o futuro, e sim, existe IA para criar jingles com a voz do teu chefe, mas não recomendo! hahaha

Recentemente, vimos muitas novidades que parecem tiradas de um filme de ficção científica:

IA que Gera Imagens e Texto de Alta Qualidade: A tecnologia avançou tanto que hoje temos IA que escreve artigos (como este aqui? HAHAHAHA) e cria imagens com apenas uma descrição. Já estou até preocupado que, um dia, a IA resolva começar a escrever melhor que eu...

Chatbots Humanizados: Lembra quando conversar com um bot era como falar com uma parede? Pois é, isso ficou no passado. Agora, os bots respondem até a piadas ruins e são mais educados do que muitos humanos que eu conheço.

Tem até o caso recém publicado pela Harvard Business Review, que cravou que a IA já tem potencial para substituir CEOs. Loucura nâo?!

Com esses avanços, as aplicações no mundo dos negócios só crescem. Empresas estão usando IA para tudo: do atendimento ao cliente até a criação de novas estratégias de marketing, o que leva a alguns cases de sucesso surpreendentes.


Vamos a alguns exemplos que mostram que a IA não está para brincadeira (mas eu estou, então vou explicar de um jeito mais leve):

NotCo: Carne e Leite de planta 🍔🥛

A NotCo é tipo aquele chef secreto que todo mundo queria ter na cozinha, só que esse chef é uma inteligência artificial genial chamada Giuseppe! Ele pega ingredientes que você jamais imaginaria (tipo abacaxi e repolho) e, com um toque de mágica, transforma em um leite cremoso de dar inveja até em vaca. Resultado? Hambúrgueres, leites e maioneses 100% vegetais que fazem você duvidar que não tem nada de origem animal. Parece coisa de ficção científica, mas é pura realidade e deliciosa!

Unilever: O Recrutador que nunca dorme 🪥🧑💻

A Unilever implementou uma IA para triagem de currículos, entrevistas e até para dar feedbacks iniciais. Resultado? A empresa economizou 75% do tempo de contratação e ainda conseguiu aumentar a diversidade dos candidatos. Ou seja, a IA deu aquele “match” perfeito entre velocidade e qualidade.

Ahhh, já temos nossa implantação acontecendo na GP Corp BR também!

Walmart: Um estoque que sabe o que você vai comer antes de você 🛒🍔

Com algoritmos de IA, o Walmart prevê demandas e gerencia o estoque de forma inteligente. Você acha que foi coincidência encontrar aquela oferta de salgadinho justo quando você mais queria? Não, foi a IA adivinhando seu desejo como se fosse um oráculo do mercado.


Com tanta inovação acontecendo, o dilema é real: como se manter informado sem enlouquecer? Se você já teve a sensação de estar estudando sobre um novo algoritmo e, de repente, aparecer outro ainda mais moderno, saiba que não está sozinho. É como tentar acompanhar uma novela em que o roteiro muda todo episódio. Dá até vontade de pedir uma pausa comercial para entender tudo.

E o pior? Tentar acompanhar cada detalhe pode gerar uma ansiedade monstruosa. A fomosa síndrome de FOMO (Fear of Missing Out) está presente até nos profissionais de tecnologia. Não é difícil se pegar pensando: “Será que estou ficando para trás?” Spoiler: talvez sim, mas tá todo mundo no mesmo barco.

E na minhas tentativas de não perder a cabeça, segue algumas práticas que tem dado certo:

Seleção inteligente de fontes

Pare de tentar ler tudo. Sério. Escolha apenas algumas fontes confiáveis. Boas opções são o MIT Technology Review, Bloomberg, TechCrunch, TechDrop(Como humor igual o meu), IGN e blogs especializados em IA. A ideia é qualidade sobre quantidade, ok?

Participe de Comunidades (e não de todas)

Grupos no LinkedIn, WhatsApp, Telegram, fóruns e eventos são ótimos para trocar ideias com outros profissionais. Mas, calma, você não precisa estar em todos, cuidado com o FOMO! Escolha um ou dois que façam sentido para o seu momento e onde você possa contribuir.

Use ferramentas de gestão de notícias

Apps como o Feedly ou o Flipboard são como ter um personal trainer de notícias. Elas filtram o conteúdo para você e entregam o que realmente importa.

Estabeleça limites de tempo

Defina um período do dia ou da semana para se atualizar. Nada de passar a madrugada mergulhado em notícias e artigos. A ideia é aprender, não entrar em parafuso.

Estratégias práticas para aplicar o conhecimento (Sem se afogar)

Quando for testar algo novo, faça isso de forma incremental. Por exemplo: se estiver estudando sobre um novo modelo de IA, aplique-o primeiro em um projeto pequeno. Pense nisso como degustar um sorvete: comece com uma colherada antes de pegar o pote inteiro.

Os perigos de se atolar em informação

Se você tentar devorar todas as informações de uma só vez, vai acabar ficando com um baita mal-estar digital (é como comer 10 fatias de pizza: parece uma boa ideia, mas depois você paga o preço). Você pode sentir um cansaço mental enorme e, no fim, perder a produtividade tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Foco é tudo!

Foque nos temas que têm mais impacto no seu dia a dia de trabalho. Por exemplo, se você trabalha com automação, estude IA para automação.

Então lembre-se, estar atualizado com a IA é importante, mas você não precisa (e nem deve) tentar saber tudo o tempo todo. Selecione suas fontes, participe de conversas relevantes e, acima de tudo, tenha um tempo para relaxar. Senão, você acaba virando um “robô” estressado, com baixa produtividade e isso ninguém quer.

O avanço da IA é um fenômeno fascinante e pode até dar um nó na cabeça de quem tenta acompanhá-lo sem parar. A melhor estratégia é buscar o equilíbrio: aprender, sim, mas de forma consciente e sem sacrificar o bem-estar. No final das contas, o melhor avanço que você pode fazer é ser a melhor versão de si mesmo, atualizado e de bem com a vida.


Fontes:

IA CEO

NotCo: IA Giuseppe

Walmart: Eu sei o que você precisa!

#inteligenciaartificial #tecnologia #produtividade

Iris Bezerra, MSc

Open Innovation | Transformação Digital I Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Projetos de Inovação Tecnológica I Metodologias Ágeis | Gestão da Mudança | Modern Work Solutions I AI

3 m

Excelente conteúdo e importante abordagem! Buscar profissionais no LinkedIn com desafios semelhantes para benchmarkings e trocas de experiências também tem dado bons frutos por aqui. 😊

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fellipe Bedin Manosso

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos